Uma reunião entre professores grevistas e a Secretaria Municipal de Educação de Prudentópolis colocou um ponto final na paralisação que durou um mês. O acordo ocorreu nesta sexta (1º). Conforme a secretária Eliane Dalpisol, as aulas retornam nesta segunda (4). Haverá reposição das aulas a partir da elaboração de um calendário.
De acordo com as negociações que se estenderam durante o período da greve, a categoria exigia reposição salarial de 33%. Entretanto, segundo o prefeito Osnei Stadler (DEM), esse percentual era inviável. Isso porque comprometeria outras despesas da administração pública. Todavia, na reunião de hoje o acordo ficou em 5%. Conforme a Seed, o município possui 470 professores. Desses, 250 aderiram ao movimento.
Segundo o prefeito, a categoria possui Plano de Cargos e Carreira próprios. Prudentópolis concedeu a partir de janeiro reposição linear de 14,58% a todos os professores. Além disso, assegurou o pagamento do piso nacional a quem eventualmente pela carreira, não tivesse atingido o patamar.
A média dos salários dos aproximadamente 470 profissionais da rede municipal de ensino, para quatro horas de trabalho diário, é de R$ 2.849,37. Portanto superior ao piso nacional.
Leia outras notícias no Portal RSN.