Após um mês, EstaR Digital já tem 11 mil cadastros em Guarapuava

O sistema digital foi pensado para facilitar o estacionamento na Região central de Guarapuava. A iniciativa auxilia o trabalho dos agentes de trânsito

O EstaR auxilia o estacionamento na Região central (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Após um mês de implantação, o Estacionamento Regulamentado Digital (EstaR) em Guarapuava já contabilizou 11 mil veículos cadastrados na plataforma. O sistema digital foi pensado para facilitar o estacionamento na Região central de Guarapuava. Além disso, a iniciativa auxilia o trabalho dos agentes de trânsito.

Desse modo, com a plataforma digital, os usuários podem inserir créditos, adicionar mais tempo de estacionamento e regularizar as notificações pelo aplicativo. A mudança é positiva tanto para os usuários como para os agentes. Agora sem papéis, tudo é feito pelo celular e a notificação e o recibo são impressos na hora, por meio de uma impressora portátil que os agentes carregam.

O secretário de Trânsito e Transportes, Adalberto Campos, afirmou que a receptividade dos guarapuavanos sobre o novo sistema tem sido satisfatória. “O Estar Digital veio para somar em diversos pontos, tanto na agilidade e facilidade dos estacionamentos, como na credibilidade da fiscalização. Como tudo é digital, irregularidades com relação ao tempo ou valores são minimizadas porque tudo está registrado no aplicativo. Estamos recebendo bons feedbacks, com avaliações positivas, como a facilidade do manuseio e a praticidade do sistema digital” .

As funcionalidades do aplicativo são aprimoradas diariamente (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Além disso, a agente de estacionamento, Evanilda Kraus de Deus explicou que ainda estão sendo reorganizados os setores, mas que de um modo geral já houve melhorias nas condições de trabalho.

Um dos fatores é deixar de trabalhar com papéis, deixar de carregar a prancheta, de carregar blocos, dispensa de cadastramento. Antes da versão digital, além de emitir a notificação a mão no bloco, era necessário fazer o cadastramento, que demandava tempo e gerava lentidão no atendimento ao usuário.

Ainda conforme o secretário, as funcionalidades do aplicativo são aprimoradas diariamente com a inserção e ajustamento das funções. “Os agentes tiveram um longo período de treinamento e agora estão nos auxiliando na avaliação do aplicativo na prática. Eles fazem orientação aos usuários nas ruas e nas sedes da Setran. À medida que surgem dúvidas, as demandas são repassadas para a central, que atualiza o aplicativo. É esse diálogo constante com os usuários que faz com que o sistema funcione adequadamente”.

Em casos de problemas técnicos com a plataforma, os usuários possuem canais de atendimento. As demandas podem ser repassadas à equipe da Setran no posto de venda do EstaR. O posto fica na rua XV de Novembro, ao lado do café da XV, que funciona das 9h às 17h, sem fechar para o almoço. Ou ainda pelo canal oficial de suporte do Estar para motoristas, disponibilizado pela empresa responsável pelo aplicativo, que atende os usuários pelo telefone (42) 9 9122 3777, com atendimento somente via WhatsApp.

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