O Programa Aprendiz Legal está sendo lançado na manhã desta quinta-feira (08) em Guarapuava. Estruturado com base na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem, o programa oferece formação profissional para jovens que estão cursando ou já completaram o ensino fundamental ou médio, com a finalidade de ampliar sua participação no mercado de trabalho e de atender às demandas empresariais. Durante o lançamento, realizado a partir das 07h30 na Escola Futura, o Aprendiz Legal será apresentado ao público pela Fundação Roberto Marinho. Em seguida, uma mesa discutirá a Lei da Aprendizagem e sua aplicabilidade.
Nos estados do Paraná e de Santa Catarina, o Aprendiz Legal é implementado pela Fundação Roberto Marinho e a oscip Gerar. Guarapuava é a terceira cidade paranaense a receber o programa. Para Heloisa Arns, superintendente executiva da Gerar e coordenadora geral do Programa Aprendiz Legal para o Paraná e Santa Catarina, essa é uma excelente oportunidade de encaminhar o jovem para o mercado de trabalho e, dessa forma, contribuir para sua formação: “Não há nada mais gratificante do que acompanhar a evolução desses aprendizes no decorrer do programa.”
Para Francisco Essert, superintendente administrativo da Gerar, iniciar as atividades do Aprendiz Legal em Guarapuava é uma oportunidade para acompanhar o potencial de crescimento dessa cidade: “É gratificante saber que estamos trabalhando tanto para auxiliar o desenvolvimento das empresas da cidade, assim como participar do crescimento profissional dos jovens guarapuavanos”.
Lançamento do programa Aprendiz Legal em Guarapuava
Data: Quinta-feira, 08 de dezembro de 2011
Local: Escola Futura
End.: Rua Senador Pinheiro Machado, 2328 – Centro –Guarapuava/PR
Telefone: (42) 3055-3131
Programação
07h30 – Café da Manhã
08h30 – Apresentação do Programa Aprendiz Legal
09h30 – Mesa redonda: A Lei da Aprendizagem – Aplicabilidade e Ações Concretas para sua Implementação
Sobre o Aprendiz Legal
O Aprendiz Legal é um programa de formação profissional básica que tem duração de até 24 meses. A capacitação dos jovens participantes do programa ocorre paralelamente à vivência na empresa, o que permite a troca de experiências e o melhor direcionamento da aprendizagem.
Devido à metodologia adotada pelo programa, dividida por módulos de trabalho, os cursos oferecidos atendem à demanda da empresa a qualquer tempo. A metodologia do Aprendiz Legal privilegia o desenvolvimento de competências a partir de uma abordagem interdisciplinar. Seu currículo contempla saberes sintonizados com o cotidiano dos jovens, aliados a diferentes contextos socioculturais e profissionais.
O Aprendiz Legal se apoia na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem, segundo a qual empresas de médio e grande porte devem contratar jovens aprendizes com idade entre 14 e 24 anos para preencher uma cota de 5 a15% do seu quadro funcional.
Cursos oferecidos:
Auxiliar de Alimentação: Preparo e Serviços
Auxiliar de Produção Industrial
Comércio e Varejo
Gestão Pública
Logística
Ocupações Administrativas
Práticas Bancárias
Conservação, Limpeza e Sustentabilidade Ambiental
Telesserviços
Turismo