22/08/2023



Esportes

Arbitragem preocupa clubes da Chave Ouro

imagem-18090

 
Foco de comentários e reclamações dos clubes
 
O assunto é recorrente, mas a arbitragem foi, novamente, foco de comentários e reclamações dos clubes que disputam o Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, neste final de semana.
No jogo entre Palotina e Guarapuava, disputado no último sábado (dia 3), ambas as equipes não ficaram satisfeitas com a atuação da arbitragem que distribuiu cartões em excesso, causou confusões com a torcida e marcou lances polêmicos que teriam influenciaram no resultado final.
Mesmo tendo vencido a partida por 2×0, do lado do guarapuavano, a principal reclamação é de que a arbitragem foi confusa, prejudicando o time em vários momentos, o que muitas vezes causou desequilíbrio emocional na equipe: Cartões inexplicáveis e situações “arrumadas” teriam sido a tônica dos juízes que não agradaram o time guarapuavano.
Do lado palotinense, a principal reclamação foi sobre o lance da cotovelada de Diógenes em Edson. O jogador do Palotina foi expulso e o Guarapuava aproveitou para marcar seu primeiro gol, com um homem a mais. Para a diretoria palotinense o pivô do Guarapuava teria simulado o lance e o resultado teria sido fatal para a derrota do Palotina. Além disso, a arbitragem também teve problemas com a torcida, solicitando à Polícia alguns torcedores que fossem presos. Entretanto, segundo relatos, os torcedores estavam apenas incentivando o seu time.
O assunto é polêmico, mas há muito se discute sobre o nível técnico das arbitragens no Campeonato Paranaense. As equipes fazem, cada vez mais, grandes investimentos para montarem equipes de alto nível, mas muitas vezes, as arbitragens não acompanham o crescimento dos clubes e do próprio campeonato, considerado por muitos, um dos mais fortes do país.
A maior reclamação é de os clubes assumem grandes responsabilidades enquanto a arbitragem segue de forma precária. Assim, a indagação fica é a seguinte: O que pode ser feito para que a Federação Paranaense prepare melhor os árbitros da Chave Ouro?
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo