As novas regras para o Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, estão sendo definidas neste sábado (12) em Marechal Cândido Rondon. A reunião está sendo presidida pela nova diretoria da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS).
Representantes das 16 equipes que já confirmaram presença no campeonato que começa em março deste ano, participam do arbitral, inclusive, Guarapuava. Participam também o bandeirinha Roberto Braatz que esteve na última Copa do Mundo. Ele é secretário de esportes de Marechal, e o árbitro da Fifa e secretário especial de esportes do Estado, Evandro Rogério Roman.
De acordo com o blog cliqueesporte.blogspot.com (Guarapuava), durante a manhã de hoje (12) uma das decisões tomadas é que as equipes da Série Ouro não precisam mais escalar, pelo menos, dois atletas sub-20 nos jogos da competição. "A partir de agora, atletas adultos podem ser relacionados sem restrição. Dos 15 times presentes no arbitral, 10 votaram contra a obrigatoriedade e 5 a favor", informa o blog. Outra mudança decidida, por enquanto, são de que o time que jogar em casa na Série Ouro terá que ceder uma quadra para um treinamento de duas horas para a equipe adversária antes da partida, preferencialmente, a quadra onde o jogo será realizado. Caso não possa ser o local do jogo, é possível liberar quadra secundária.
Pode ser na véspera do jogo ou no dia da partida. Essa decisão foi aprovada por 10 votos contra cinco.
Uma regra provocou risos dos participantes: atletas e árbitros não poderão utilizar aliança durante o jogo.
Foto e informações de Adolfo Pegoraro (Jornal de Beltrão)