22/08/2023
Agronegócio Cotidiano Guarapuava

Aromas e cores de lavanda encantam visitantes no Guairacá

O campo lilás cultivado pelo casal de agricultores Mara e Mario fica no Sítio 6M, distante aproximadamente 40 minutos de Guarapuava

44faf12f-a48b-494b-8d6f-5f0c632cc256

*Reportagem com vídeo

O Portal RSN saiu da redação e pegou a estrada até o Distrito do Guairacá em Guarapuava. O compromisso era ver de perto uma plantação diferente: a de lavanda. Há oito meses o casal de agricultores Mara e Mario Pocyne resolveu diversificar a produção e investir no cultivo da planta no sítio 6M.

Com uma longa trajetória no campo, eles já trabalharam na produção de leite e atualmente, além das lavandas, produzem milho e feijão. A decisão de ‘lidar’ com a espécie se deu por conta da oportunidade de ter mais uma fonte de renda, e também, embelezar a propriedade.

São aproximadamente 2.500 unidades dos pequenos arbustos distribuídos e cultivados com muito carinho pelo casal em parte da propriedade. ‘Seu Mario’ dá uma atenção especial ao cercado e outras obras da plantação, mas quem se dedica mesmo na lavoura é a Dona Mara.

É uma experiência incrível. Eu sempre gostei de cultivar flores e trabalhar no lavandário transmite uma paz inexplicável.

Conforme os produtores, após a colheita, as plantas serão destinadas à produção de óleos essenciais utilizados em produtos farmacêuticos e cosméticos. Uma empresa implementada na Localidade do Guabiroba, também em Guarapuava, será a responsável pela fabricação e distribuição dos produtos.

TURISMO RURAL

Além da produção agrícola, o campo de lavanda oportuniza a abertura de outros negócios, como o turismo rural. O lavandário é propício para ensaios fotográficos, piqueniques, passeios em família e fica na rota do Caminho de São Francisco da Esperança. Para agendar um horário, basta entrar em contato pelo perfil do Instagram @sitio6m.

Conforme o casal, a inauguração oficial do espaço será daqui cerca dois meses. Porém, mesmo sem todas as obras estarem concluídas já é possível agendar horários para ensaios fotográficos e visitação.

Por fim, o Distrito do Guairacá apresenta um rico roteiro de visitação para turistas e moradores locais. Todos os detalhes o leitor vai poder conferir na reportagem completa em vídeo produzida pelo Portal RSN que vai ao ar nesta quinta (24) às 19h15, nas redes sociais e RSNTV. Veja um pouco do lavandário.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mariana Valente

Jornalista

Relacionadas

Desculpe, não encontramos nenhuma postagem disponível.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.