22/08/2023
Cotidiano

Arroio do Pocinho atravessa o centro da cidade até chegar ao Parque do Lago

imagem-60292

A partir desta quinta feira (03), alunos do segundo ano do curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Francisco Carneiro Martins, em Guarapuava, passam a monitorar a qualidade da água do Arroio do Pocinho, um dos três que formam o parque do Lago.

+ Da Escola ao Rio tem novo local para lançamento

O projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio”, desenvolvido pela Sanepar, Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e Secretaria Estadual de Educação (Seed), tem uma importância ímpar no combate à poluição.

Para se ter uma ideia, o Arroio do Pocinho possui nascentes atrás do Bairro Trianon, nos fundos do Ginásio de Esportes Trianon. “Ali era um banhado e as nascentes foram drenadas”, diz o Departamento Técnico da Surg. “O arroio começa ali, passa pelo Jardim Pérola do Oeste que contribui para o aumento do volume de água, especialmente nos dias de chuva. A água que cai dos telhados, por exemplo, escorrem pelo fundo de vale, se somam as águas das nascentes, descem pelas ruas Andrade Neves e Vicente Machado, próximo ao mercado Edinara, atravessam as ruas Capitão Rocha, Getúlio Vargas e Saldanha Marinho, continuam descendo pela Quintino Bocaiúva, Tiradentes até chegarem ao Parque do Lago”.

Com essa travessia por parte do centro da cidade, o arroio acaba de transformando num depósito de lixo e também de ligações clandestinas de esgoto. Para conter a chegada desses dejetos no Parque do Lago, de acordo com a Surg, há dois sistemas com grades de proteção, uma na entrada do Parque e outra na saída da água, pela Vila Concórdia. “Diariamente, há uma pessoa que com um barco coleta o lixo das águas”.

Em relação ao esgoto, o Departamento Técnico da Surg diz que não existe outro jeito a não ser a conscientização das pessoas. “Grande parte do esgoto se dilui na água”.

Ao desembocar no Parque do Lago, o Arroio do Pocinho se une com outros dois. Conhecido com Arroio Santa Cruz, o segundo nasce perto da Rua Saldanha Marinho, passa pela  rua Generoso Bastos e Avenida Rubem Siqueira Ribas, passa pela Quinino Bocaiúva até o Parque do Lago. Já o terceiro é um arroio curto, sem denominação, que possui a nascente perto da Rua Padre Chagas, nas proximidades do terminal Estação da Fonte, no centro da cidade, desce pela Rua Guaíra, atravessa a Saldanha Marinho, desce por detrás do Posto de Combustível, perto da nova sede do Ministério Público do Trabalho, chega na Rua Padre Chagas e vai para o Parque do Lago.

Após esse encontro e a formação do lago, as águas não tem eixo, mas seguem até encontrar o Arroio do Engenho.

Com o projeto, os estudantes do Carneiro Martins  vão recolher o lixo às margens do rio. Além disso, os alunos vão conversar com moradores e distribuir material de conscientização em, aproximadamente, 150 residências no entorno do Arroio do Pocinho. Os estudantes farão análises in loco e em laboratório após coletas de amostras da água em três datas e em três locais diferentes do arroio.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.