22/08/2023
Política

Artagão Jr prestigia solenidade em Paranaguá

imagem-88322

Cristina Esteche, com assessoria

O deputado estadual Artagão Junior (PMDB) participou da solenidade comemorativa aos 80 anos do Porto de Paranaguá, nesta terça feira (17). A solenidade marcou o início das operações de dois novos shiploaders (carregadores de navio), substituindo equipamentos adquiridos na década de 70.

O evento, organizado pela a Administração dos Portos de Paranaguá  e Antonina (Appa), foi realizado no Corredor de Exportação e contou com a presença do deputado Artagão Júnior, do prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, além da funcionários do porto e diversas autoridades ligadas à área portuária.

 “Sabemos que estes novos shiploaders aumentarão em 33% a produtividade do Porto de Paranaguá, tão importante para a economia do Estado e do Brasil. A nossa parceria com o prefeito Edison tem nos feito entender cada dia mais a magnitude do porto. E a parceria entre o município e a Appa facilita o nosso trabalho na Assembleia Legislativa e junto ao Governo do Estado para o desenvolvimento das ações para Paranaguá e também para o litoral”, disse o parlamentar.

A Appa investiu R$ 59 milhões na compra de quatro novos carregadores, sendo que dois deles estão sendo montados e deverão entrar em operação no próximo semestre.

O Porto

Desde a inauguração, em 1935, o Porto de Paranaguá aumentou em quase 500 vezes o volume de cargas movimentadas ano a ano.

“Em 1935, o Porto de Paranaguá movimentava 91.598 toneladas de carga. Em 2014, a movimentação registrada foi de 45.548.423 milhões de toneladas”, comparou o diretor presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

A história do Porto de Paranaguá remonta ao século 17. Em 1872, o porto, que hoje é um dos maiores complexos portuários do Brasil e da América Latina, era um atracadouro administrado por particulares.

Foi apenas no início do século 20, em 1917, que o Governo do Paraná assumiu a administração. No dia 17 de março de 1935 o novo Porto de Paranaguá foi inaugurado no local onde está até hoje.

O Porto contava com cais acostável de 400 metros, calado de cinco metros, além de dois armazéns e linhas férreas para guindastes, totalizando uma área cercada de 10 mil metros quadrados. Naquela época, os navios eram abastecidos por meio de canoas a remo e o ponto de espera era a Ilha do Mel.

Hoje, o Porto de Paranaguá tem área total de 2,3 milhões de metros quadrados e 4.232m de extensão de cais e píeres. Possui 20 berços de atracação, um dolphing para navios RO-RO e dez shiploaders. O complexo para granéis tem capacidade estática de 1,55 milhão de toneladas ou capacidade de armazenamento de 27 mil caminhões. 

Entre os portos brasileiros, o de Paranaguá é o primeiro colocado em exportação de farelo de soja e óleo vegetal; o segundo em exportação de açúcar, milho, algodão, papel (bobina), álcool, veículos; e o terceiro em exportação de congelados, soja e madeira.

O Porto de Paranaguá também é o primeiro colocado em importação de fertilizantes; o segundo em pasta e outros produtos químicos; e o terceiro porto do País em importação de granéis sólidos, máquinas, peças e equipamentos.

Melhorias

Entre os fatores que impulsionaram o Porto de Paranaguá estão os investimentos, nos últimos quatro anos, de R$ 511 milhões em obras de melhoria, infraestrutura e novos projetos.

Houve modernização do sistema de conferência das cargas de fertilizantes, que agilizou o trabalho e ajudou a diminuir o tempo de espera dos navios, a criação do carga online – sistema informatizado que ordena a chegada de caminhões graneleiros ao Porto de Paranaguá, e a adoção do monitoramento eletrônico e de novas regras de atracação no Corredor de Exportação, que agilizaram a exportação de grãos.

Também foram feitas três campanhas de dragagem, que devolveram a profundidade original aos canais de acesso e berços de atracação, recuperação das vias de acesso no entorno do Porto, aumento do pátio de triagem, o Programa Porto no Campo e a garantia das licenças ambientais.

Estas medidas resultaram no aumento da receita cambial, que em 2010 era de U$ 14,5 bilhões e passou para U$ 16,5 bilhões em 2014. Já a movimentação geral de cargas passou de 38,1 milhões em 2010, para 45,5 milhões em 2014.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo