22/08/2023


Geral

Artigo: “Santo de casa, não faz milagre.”

"Santo de casa, não faz milagre." –

ditado popular

Mentira deslavada!

No mês de Abril de 2013 a Real JR recebeu o convite da Agrária Cooperativa Agroindustrial para que fosse realizado um trabalho profissional relacionado ao Marketing de seus produtos relacionados a Farinha de Trigo.

Bem sabemos que uma empresa com o poderio competitivo que a Agrária têm, poderia muito bem contratar uma empresa de outros centros como Curitiba, São Paulo e outros. Mas não, muito pelo contrário! Através de uma política de valorização das empresas de nossa Cidade, procurou a Real JR.

A Empresa Júnior da Faculdade Campo Real – Real JR é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter multiprofissional e multidisciplinar, com prazo de duração indeterminado. Entre os objetivos da Real JR, destacam-se:

– Proporcionar aos membros, condições necessárias à aplicação prática dos conhecimentos obtidos durante a graduação;

– Incentivar a capacidade empreendedora do aluno, dando a ele uma visão profissional já enquanto acadêmico;

– Assessorar a implantação de soluções indicadas para problemas diagnosticados; Valorizar alunos e professores da Faculdade Campo Real no mercado de trabalho e no âmbito acadêmico.

Entre os serviços prestados pela Real JR, estacam-se:

– Consultoria a empresas independentemente de seu porte, ramo de atividade e forma de tributação na área de gestão empresarial sob a supervisão de Professores da Faculdade Campo Real;

– Cursos e Treinamentos;

– Elaboração de plano de negócio para futuros empreendimentos;

– Recrutamento e seleção;

– Orientação empresarial;

– Parceria com empresas e inserção de acadêmicos da Faculdade Campo Real no mercado de trabalho por meio de convênios de estágios extracurriculares;

– Pesquisas de Mercado.

Os objetivos principais do trabalho contratado pela Agrária à Real JR eram:

– Identificar a marca de farinha de trigo mais lembrada pelos consumidores;

– Fatores de decisão da compra de farinha de trigo;

– Hábitos de consumo;

– Fatores que incentivam o consumo;

– Canais de mídia empregados na divulgação de farinha de trigo.

Ressaltamos que a pesquisa de mercado é uma parte crítica do sistema de informação necessário para a tomada de decisões, ajudando a melhorar as decisões empresariais, proporcionando informação relevante.

Metodologia: Pesquisa quantitativa

Tipo: Levantamento

Método: Entrevistas individuais “in loco”

Instrumento: Questionário estruturado Total de Municípios: 26

Universo: 224.119 famílias dos municípios localizados próximos a Região de

Guarapuava

Questionários preenchidos: 1951

Período: Maio – 2013.

O desafio foi realmente grande. Chegamos a questionar se conseguiríamos ou deveríamos passar a "bola pra frente". Ao final, aceitamos e com a "faca entre os dentes" e "sangue nos olhos" como bons guarapuavanos que somos, não fugimos do "entrevero".

Durante o mês de Maio de 2013, a Real JR com os seus Diretores, Estagiários e com o apoio da Faculdade Campo Real visitou as 26 cidades sugeridas pela pesquisa.

Alguns números interessantes: 26 cidades visitadas; 1937 km percorridos; 195 litros de combustível; 1951 formulários preenchidos; 32 horas para lançamento dos dados; 12 horas para normalização da base de dados; 15 horas para o desenvolvimento dos relatórios e gráficos; 574 gráficos e relatórios desenvolvidos; 15 pessoas entre acadêmicos, estagiários, professores e profissionais da Faculdade Campo Real envolvidas diretamente no projeto.

Depois de um trabalho árduo, cansativo e demorado, pudemos nos entre olhar e dizer: "Valeu a pena !" Na última segunda-feira, 03/06/2013, na Faculdade Campo Real, fizemos a apresentação do trabalho conforme os objetivos traçados.

A Agrária, através da profissional Taís Roos Matte Duhatschek (Assessora de Marketing), enviou a seguinte nota: "Diante da alta competitividade que as empresas encaram, as informações de mercado são fundamentais para a tomada de decisão. A Agrária buscou a Real Junior para conduzir a pesquisa de mercado que nos trouxe diretrizes para nosso futuro planejamento. Gostariamos de agradecer pelo ótimo trabalho realizado. Tanto o coordenador do marketing quanto o coordenador do comercial farinha elogiaram o trabalho realizado pela equipe da Real Junior."

Questiono, meu amigo leitor: "Quanto vale um elogio tão significativo de uma empresa que é uma das maiores de nosso Estado cuja importância ultrapassa, inclusive, as linhas de nosso País e que poderia muito bem ter contratado um Instituto de Pesquisa de renome nacional ao invés de contratar uma empresa júnior de uma Faculdade do interior do Paraná?”

Mudemos, enfim, o ditado popular no início deste texto mencionado para: "Santo de Casa FAZ sim milagre!"

A Real JR tem apenas 3 anos de fundação mas já mostrou através deste caso acima que temos COMPETÊNCIA, ARROJO, VONTADE e GARRA em aprender, ensinar e ser um DIFERENCIAL em nossa Cidade e Região!

Tenho MUITO ORGULHO de ser um dos Conselheiros Administrativos desta EMPRESA que provou ter potencial e que ESTÁ PRONTA para novos e desafiadores caminhos a trilhar. Agradecemos, cordialmente, a Agrária Cooperativa Agroindustrial pela confiança depositada em nosso trabalho e quando precisarem, se julgarem que temos competência, estamos a disposição!

 

Professor Fábio Vinícius Primak

Conselheiro Administrativo

www.realjunior.com.br

Cristina Esteche

Jornalista

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