22/08/2023
Geral

As histórias por trás das fotos que marcaram o inverno de Guarapuava- Parte 3

imagem-65801

O álbum Guarapuava aqui neva como na Europa, produzido pela Rede Sul de Notícias, já está circulando pela cidade e por todo o estado do Paraná. Dentro do álbum estão as melhores fotos  tiradas por fotógrafos profissionais e amadores e que retrataram a nevasca que caiu sobre Guarapuava nos  dias 22 e 23 de julho de 2013.

Em uma série de entrevistas,  os responsáveis por capturar estas belíssimas imagens explicaram as técnicas, os bastidores e a história destas fotos tão marcantes. Confira aqui a segunda parte das entrevistas.

Confira aqui a terceira parte das entrevistas com os fotógrafos.

 

Daya Faria

Desde criança Daya Faria sonhava em ver a neve e nada a podia impedir de curtir e fotografar a nevasca que caiu em Guarapuava naqueles gelados dias de julho, nem mesmo uma perna engessada.

“Me remeteu a minha infância, a aquela imagem de natal que temos. Acho que isso é o importante na fotografia” explicou a fotografa.

Mas para viver o momento que esperava desde a infância, Daya teve que enfrentar uma grande dificuldade, uma perna engessada devido ao rompimento de ligamentos do joelho.

Mesmo com a adversidade, Daya contou com a ajuda de amigos para conseguir as belas imagens que estão no álbum. “Muitas vezes fui meio carregada, estava muito frio e o chão liso, mas deu tudo certo” comenta a fotografa.

 

 

Saeko Yanagawa

Saeko é prova de como a neve pode aproximar as pessoas.“Fiquei impressionada com as pessoas, elas não se conheciam, mas estavam todos para fora interagindo, felizes. Estava muito frio e os carros se acidentavam com o asfalto liso, mas ninguém estava nem ai. Eu mesmo nunca tinha conversado com meus vizinhos, mas aquele dia, por causa da neve, nos encontramos em frente ao prédio e nos divertimos juntos” conta a fotografa.

Em suas fotos, Saeko consegue exprimir com muita beleza  estes momentos de alegria e  união das pessoas graças a neve.

 

 

Tamiris Baretta

Tamiris sempre esteve ligada a história de Guarapuava. Quando trabalhava no Arquivo Histórico da Unicentro ouviu e viu muitos relatos e imagens sobre as nevascas do passado. Nunca imaginou, porém, que um dia faria parte desta história com suas fotos.

Além de Tamiris, sua filha Valentina também estará nas imagens históricas que ficarão para a posteridade. A  menina de apenas três anos, e sua alegria espontânea com a neve, foram o alvo favorito dos “clicks” de Tamiris e acabaram dentro do álbum Guarapuava aqui neva como na Europa.

 

 

Jeison Primak

 

Jeison é guarapuavano,mas teve de deixar a cidade para buscar sucesso profissional. Como fotografo Jeison fez carreira em Cuiabá, mas a saudade bateu e depois de 12 decidiu voltar a Guarapuava. Ao chegar encontrou a cidade abaixo de 0 e cenas que nunca vai esquecer. “Saí de lá e tava um calor de 38°C, cheguei aqui e no outro dia tava nevando. Foi uma diferença muito grande”.

As boas vindas gelada da cidade fizeram Jeison se apaixonar de novo por Guarapuava “ Eu sempre amei essa cidade” conta o fotografo que demonstrou seu carinho pela cidade com belas imagens.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.