22/08/2023



Política

Assembleia Legislativa instalou Comissão de Justiça e Redação

imagem-86879

Desde esta  terça feira (24) a Assembleia Legislativa já está com suas comissões técnicas permanentes, blocos parlamentares e o Conselho de Ética constituídos. A informação foi dada na manhã desta segunda-feira (23) pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), durante o ato de instalação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ocorrido na sala de reuniões do gabinete da Presidência.

Apontando a importância da CCJ, que chamou de “pulmão da Casa”, uma vez que por ela passam praticamente todas as propostas de lei, de origem parlamentar ou não, Traiano disse que vencida esta etapa o Legislativo passa a funcionar a pleno vapor: “Desejo a todos um trabalho profícuo, tendo em vista, sempre, o desenvolvimento do Paraná e o bem estar de sua população”, saudou.

Coube ao deputado Jonas Guimarães (PMDB) apresentar para a apreciação dos integrantes da CCJ presentes a indicação dos nomes do deputado Nelson Justus (DEM) para a presidência da comissão e de Fernando Scanavacca (PDT) para a vice-presidência. A indicação foi aprovada por unanimidade. Reconduzido ao posto que ocupou na Legislatura passada, Justus agradeceu a confiança dos colegas e convocou a primeira reunião da 18ª Legislatura para as 13h30 desta terça-feira (24), na Sala das Comissões da Casa.

De acordo com o parlamentar do DEM, mais de 100 proposições já foram encaminhadas para exame de constitucionalidade e legalidade. “Temos uma responsabilidade muito grande neste momento em que se busca o fortalecimento das nossas comissões permanentes, responsabilidade de abastecer o Plenário e permitir a tramitação normal dos projetos. Para isso contamos com o apoio de uma competente equipe de advogados e funcionários”, completou.

Novos – Tanto Justus como Traiano saudaram os companheiros e os novos deputados, que começam a tomar contato com a rotina do processo legislativo. Traiano referiu-se aos quatro anos em que participou da CCJ como membro titular e explicou que uma nova estrutura, mais ampla, está praticamente pronta e passará a sediar as atividades da comissão nas próximas semanas.

Integram a CCJ na condição de membros titulares, além de Justus e Scanavacca, os deputados Guto Silva (PSC), Claudia Pereira (PSC), Gilson de Souza (PSC), Alexandre Curi (PMDB), Luiz Claudio Romanelli (PMDB), Bernardo Carli (PSDB), Péricles de Mello (PT), Pastor Edson Praczyk (PRB), Felipe Francisquini (Solidariedade), Tiago Amaral (PSB) e Pedro Lupion (DEM).

Os suplentes são os deputados Elio Rush (DEM), Nelson Luersen (PDT), Missionário Ricardo Arruda (PSC), Wilmar Reichenbach (PSC), Claudio Palozi (PSC), Artagão Júnior (PMDB), Nereu Moura (PMDB), Paulo Litro (PSDB), Tadeu Veneri (PT), Luiz Carlos Martins (PSD), Marcio Pacheco (PPL), Maria Victória (PP) e Tião Medeiros (PTB).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo