22/08/2023
Política

Assessora de Comunicação da Prefeitura sonega informações à Rede Sul de Notícias

imagem-18454

A assessora de Comunicação da Prefeitura, jornalista Joelma Baitel afirmou que o departamento "tem uma política de nçao prestar nenhum tidpo de informação à Rede Sul de Notícias pela linha editorial" do site.

O comunicado foi feito à repórter Andrea Alves, da RSN, que está de plantão na Prefeitura acompanhando a manifestação dos funcionários públicos municipais que pedem reposição salarial. A representante da RSN foi até a Assessoria de Comunicação em busca de informações quando foi comunicada pela assessora da postura adotada em relação à Rede Sul de Notícias. Joelma Baitel chegou a avaliar que o site "distorce" as informações oficiais.

O que a jornalista esqueceu é que a Assessoria de Comunicação é um setor da Prefeitura, portanto, um órgão público cujos funcionários são pagos com o dinheiro da população.

A omissão e a falta de transparência confirmadas por Joelma Baitel são uma prática comum na administração do prefeito Fernando Ribas Carli. Um exemplo, além da sonegação assumida de informações à Rede Sul de Notícias, pode ser comprovado no “Portal Transparência”, sob a resposnabilidade também da Secretaria de Finanças, comandada pelo economista Leocádio de Souza Pupo, que é quem teria a obrigação de fornecer as informações, e a Secretaria Executiva, da qual a  é subordinada. Joelma Baitel e seus comandados são  responsáveis pela alimentação do site da Prefeitura de Guarapuava, considerado um dos piores do Brasil. Quem olha o site, tem a impressão que a Prefeitura não está fazendo nada ou muito pouco. E as notícias que são veiculadas, normalmente são notas curtas, sem detalhamento técnico.

A sequência de omissões por parte da Comunicação da Prefeitura pode ser verificada nos casos de crise que afetam a administração "carlista" ,  e que não são poucos. Quando todos os manuais de comunicação, nacionais e internacionais, valorizam a comunicação como instrumento para se prestar esclarecimentos e facilitar o acesso às informações para a imprensa, Joelma Baitel aplica uma nova metodologia que vai na contra-mão dos ensinamentos na área de comunicação social. Mas se a Administração Carli peca em informações, o mesmo não acontece com propaganda paga. A Prefeitura está investindo uma soma milionária em anúncios pagos em rádio, tv, oudoors, busdoor (propaganda nos ônibus urbanos, da empresa Pérola do Oeste).
Não se sabe os valores que estão sendo despejados nessas propagandas. O prefeito Fernando Ribas Carli não presta contas à Câmara, pois controla a maioria dos vereadores. E, pelo que se vê no “Portal da Transparência”, está esperneando em cumprir com mais esta obrigatoriedade, como já noticiou a RSN.
A sonegação de informações à RSN, conforme assumiu Joelma Baitel, não é um desserviço ao site, mas à sociedade de Guarapuava, aos cidadãos que pagam o salário da jornalista e dos seus comandados.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo