22/08/2023
Comunidade Cotidiano

Assistência Social de Irati lança caderno sobre envelhecimento

O material da assistência social tem como compromisso provocar reflexões teóricas e atualizadas, que atravessam diversos campos de saber

dfsdfsdf

Este é o primeiro volume lançado pela assistência social (Imagem: Ascom/Prefeitura de Irati)

O Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa de Irati apresenta o primeiro livro com artigos que tratam da velhice e processo de envelhecimento. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o material tem como compromisso provocar reflexões teóricas e atualizadas, que atravessam diversos campos de saber. Assim, deve contribuir com a realidades regionais que apresentam complexidades e análises diferenciadas.

Além disso, o livro tem como proposta debater de forma interdisciplinar. Além do desenvolvimento do mundo científico, publicando relatos de experiências. Assim como resultados de pesquisas primárias e secundárias, que são afeitas à área de conhecimento.

Segundo a assessoria, o livro está composto de dez artigos abordando temáticas da assistência social, das facetas da velhice, de mobilidade, longevidade. Além da violência orientada às construções de gênero na velhice, das transições demográficas e epidemiológicas do envelhecimento. Por fim, reflexões sobre a velhice fragilizada pela afasia ou demência.

DIVISÃO

O livro é subdividido em dois momentos: artigos com olhares conceituais sobre envelhecimento que atravessam diversas literaturas das Ciências Humanas. Além de Sociais e da Saúde. E relatos de experiências que contribuem de forma relevante para a área estudada, de modo, contextualizado, com objetividade e considerações teóricas.

Assim, na primeira parte da obra há trabalhos que apresentam propostas micropolíticas na área da velhice e do processo de envelhecimento. Tais trabalhos apresentam saberes e provocam interferências nas relações macro de estrutura social. Além disso, na segunda parte são relatos de experiências que aproximam a esfera das políticas sociais do universo acadêmico. E, como o registro e publicação dessas práticas corroboram com o universo científico. São organizadores deste trabalho Denis Cezar Musial, Fernanda Rocha Reda e Juliana Ferreira Marcolino Galli.

O livro, publicado pela Editora Uniedusul, já está disponível para download no formato PDF.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.