A secretária de Assistência Social de Guarapuava, Cristina Silvestri, visitou as instalações do projeto Formando Cidadão, mantido em parceria com o 16º Batalhão de Polícia Militar e outras instituições e apoiadores.
Acompanhados de educadores e policiais que atuam no projeto, a secretária e o comandante da PM, tenente coronel Edson Solak, conversaram sobre os resultados positivos que o projeto tem proporcionado aos adolescentes, de 12 a 17 anos, que cometeram algum ato infracional.
“A proximidade que a administração municipal está mantendo atualmente nos deixa felizes e ainda mais firmes nesta parceria”, reforça Solak. Vamos fortalecer ainda mais essa parceria e firmar novos projetos”, anunciou a secretária.
Para desenvolver o projeto, a PM fornece a estrutura física para o desenvolvimento do projeto e a prefeitura cede os funcionários, entre educador, psicólogo, assistente social e pedagogo. Os adolescentes são encaminhados pela Justiça e permanecem por um período de 3 a 6 meses, conforme determinado pelo judiciário.
"Aqui recebem as medidas sócio-educativas, participam de cursos, oficinas, praticam atividades físicas, cuidam da horta, fazem informática. Tem ainda a prestação de serviço comunitário”, enumera o soldado Nilton Cesar Medeiros.
A educadora Rosely Haick Vitorassi, que permaneceu no projeto por 7 anos, ressalta que o Formando Cidadão é referência no Estado. “Nós apresentamos uma nova visão aos adolescentes. A visão de que o policial é proteção. Por esse e outros motivos temos sido vitoriosos, inclusive dando a esses meninos e meninas a oportunidade no mercado de trabalho, o que nos destacou em todo o Paraná”.
Com informações da assessoria da Prefeitura