22/08/2023
Esportes

Associação quer reestruturar Basquete em Guarapuava

imagem-40513

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

O Basquetebol de Guarapuava que outrora trouxe muito orgulho a cidade, tendo uma das principais equipes do estado, volta a fazer bonito, e hoje busca retomar o papel de destaque do esporte no cenário regional e até mesmo nacional. Charllynson Wilson Cordeiro é o presidente da Associação de basquetebol de Guarapuava, associação essa responsável pelos times de basquete que carregam a bandeira de Guarapuava nas competições, e que vem conseguindo grandes resultados.

Segundo Charlynsson “Voltar a ter uma hegemonia no Basquete” é o objetivo principal da associação, criada a cerca de cinco anos, e que agora vive momentos vitoriosos. O time masculino adulto é exemplo disso, e recentemente vem sendo sinônimo de vitórias e títulos. O time já se sagrou campeão duas vezes da liga sudoeste e atualmente conquistou o terceiro lugar no campeonato paranaense, posição que classifica o elenco a participar do Campeonato Paranaense da Federação que acontece ainda esse ano. Além do paranaense, a equipe disputará também o campeonato Sul – Brasileiro de basquete, competição nunca disputada por nenhuma equipe gurapuavana até agora.

Além do time adulto, a associação já conta com uma equipe feminina sub-17, que atualmente defende as cores do município no Joups, e também inicia uma escolinha e a formação de um time sub-12 masculino.

Mas ainda nem tudo é perfeito ao basquete guarapuavano, as equipes ainda sofrem com falta de estrutura para treinar. Atualmente os treinos acontecem no espaço cidadão da Santana, entretanto a infra-estrutura não é a ideal para os treinos, que devido a problemas de horário só podem acontecer depois das 22h. Outro problema é que o ginásio não tem capacidade de receber grandes jogos, como os previstos para a equipe guarapuavana nesses campeonatos da qual está classificado.

Contudo Charlynsson garante que já trabalha juntamente com a Secretaria Municipal de Esportes, para conseguir a alteração dos locais, para outros ginásios com mais infra-estrutura, e aptos a receber grandes partidas.

            A associação de iniciativa popular necessita do apoio da população, sobrevivendo graças a patrocinadores, que auxiliam a iniciativa, e também ao apoio municipal. De acordo com Charlynsson quem quiser auxiliar a associação bem como o projeto de Basquetebol de Guarapuava, ou até mesmo participar dos treinos e das equipes, deve contatá-lo pelo telefone 9923-7009.

 

Foto: Meninas do Basquete sub-17, que representam Guarapuava no Jojups

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.