22/08/2023
Cotidiano

Associações discutem volta de Fórum

imagem-4398

Pinhão – Em Pinhão existem 13 associações de bairros, mas a maioria está desativada. Para mudar essa realidade e promover maior participação dos moradores dos bairros nas decisões que afetam a vida da comunidade, representantes foram convocados para uma reunião no dia 3 de março, onde foi discutida a possibilidade de retomada do Fórum das Associações.
Coordenador deste movimento, Lindomar Paulo do Nascimento (foto), ex-presidente da Associação do Bairro Araucária, explica que o Fórum das Associações foi uma iniciativa que aconteceu há cerca de seis anos. “A ideia é reativar as Associações, fazer com que tenha respaldo do poder público, estudar o projeto de governo do prefeito e cobrar, fiscalizar as ações, deixar claro a função do presidente da Associação”, afirma. Ele destaca outros objetivos principais do Fórum como: auxiliar na documentação ou regularização da documentação das Associações; promover cursos de formação de líderes, palestras sobre temas pertinentes aos bairros como legislação, cooperativismo, associativismo, montagem de projetos, etc; promover discussão sobre problemas nos bairros propondo e buscando soluções; gerar aproximação com o poder legislativo e executivo, para detectar as prioridades de ações em cada bairro; promover em parceria com as associações eventos municipais e culturais; e buscar espaço na discussão do Orçamento do Município.
Lindomar esclarece que o Fórum está voltado apenas para as associações urbanas e que os convites de participação se estenderam para Faxinal do Céu, Divinéia e Santa Maria. A próxima reunião acontece no dia 16 de abril. Nesta reunião serão formadas comissões com representantes de cada bairro.
Fonte:Fatos do Iguaçu

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.