22/08/2023
Economia Guarapuava

Atendimento on-line desburocratiza abertura de empresas em Guarapuava

Desde a criação do departamento, já foram liberados aproximadamente três mil alvarás, tendo a média de 20 viabilidades por dia

alvará

Atendimento on-line desburocratiza abertura de empresas em Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Abrir uma empresa de qualquer porte está muito mais fácil em Guarapuava. Com o ‘D.Início’, o objetivo é desburocratizar e simplificar a abertura de empresas no município. O departamento está em atividade desde março de 2020. E com isso, atende quem pretende ser pequeno, médio ou grande empresário em Guarapuava. Conforme a Secretaria de Comunicação da prefeitura, todo o processo de solicitação ocorre on-line, com resposta ao pedido em até 24h.

Desse modo, o atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar. A equipe avalia todas os aspectos do processo, proporcionando agilidade na análise da documentação. De acordo com o diretor do D.Início, Edgard dos Santos Neto, o departamento trouxe rapidez na avaliação das solicitações e permite o contato direto com os empresários para sanar as dúvidas.

“No setor, atuam profissionais de todas as áreas da Administração Municipal para prestar informações e dar o parecer em até um dia com a liberação do alvará. Aqui trabalhamos para abrir as empresas e quanto mais, melhor. Esse é o nosso objetivo”.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Dessa forma, desde a criação do departamento, houve a liberação de aproximadamente três mil alvarás, com média de 20 viabilidades por dia. “Os dados são o reflexo da nossa proposta, o atendimento on-line e a desburocratização de leis. Assim sendo, nós simplificamos os processos e a vida de quem quer investir na cidade”.

SERVIÇOS

Os atendimentos oferecidos pela equipe são abertura e baixa de empresas e profissionais autônomos; alterações em geral como endereço, atividade, razão social, quadro societário. Além disso, consulta de viabilidade e emissão de taxas e guias; orientações sobre atividades e Zoneamento. E por fim, emissão de atestados de funcionamento e emissão de licenças.

COMO SOLICITAR

Conforme a Secom, quem deseja fazer o pedido de abertura deve entrar no menu superior do site da prefeitura em Guarapuava Digital/Protocolo Web. Entretanto, se preferir, pode acessar diretamente este link: https://guarapuava.1doc.com.br/b.php?pg=o/wp&s=guarapuava. Por fim, para ver o passo a passo de como utilizar o sistema, basta acessar aqui.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.