Atividades promovidas pelo Depen valorizam saúde das mulheres

Ações do Depen ocorrem durante todo o mês são dirigidas a servidoras e detentas. Elas incluem orientações sobre a prevenção do câncer de mama

As atividades do Depen são alusivas ao Outubro Rosa (Foto: AENPr)

A prevenção ao câncer de mama, uma das doenças que mais acometem mulheres no país, e a importância de fazer o autoexame são debatidas em unidades prisionais de todas as Regiões do Paraná. A ação ocorre durante todo o mês, em alusão à campanha do Outubro Rosa. Assim, o Departamento Penitenciário (Depen) também firmou parcerias para oferecer aulas de defesa pessoal, yoga, exames preventivos e doações de livros e objetos.

Assim, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a Penitenciária Feminina do Paraná (PFP) terá seis dias de eventos. As atividades ocorrem entre sexta (25) e quarta (30). Estão previstas, para os próximos dias, palestras sobre prevenção ao câncer do colo do útero e da mama, prevenção de acidentes e de doenças infectocontagiosas e valorização pessoal. Assuntos envolvendo a higiene íntima, pessoal e do ambiente também serão abordados.

Já na regional de Maringá, presas e servidoras do Depen puderam trocar experiências em rodas de conversa e palestras sobre a temática. Em uma das unidades, elas tiveram a oportunidade de ouvir depoimentos de mulheres da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama que ainda estão em tratamento contra a doença.

Também houve, entretanto, coleta de exames preventivos de sangue e papanicolau. Assim, as mulheres participantes puderam ainda participar de atividades físicas e de aulas de automaquiagem, autocuidado e autoexame. “Mais do que conscientizar sobre o câncer, é importante promover este tipo de evento como forma de elevar a autoestima dessas mulheres”, afirmou o coordenador da região, Luciano Brito.

SAÚDE

“A saúde do servidor público é algo que muito nos preocupa. Tanto que estamos sempre em busca de recursos para contratações e parcerias que possam atendê-los com qualidade. Inclusive em situações preventivas”, destacou o diretor-geral do Departamento Penitenciário, Francisco Caricati. “Assim, ao aderir ao Outubro Rosa, inclusive com coletas para exames, o Depen demonstra justamente este interesse. De demonstrar aos agentes que a prevenção e o cuidado são essenciais para uma boa saúde”.

Por fim, aproveitando a Campanha do Outubro Rosa, a Cadeia Pública de Rio Branco do Sul, na RMC, inaugurou as novas instalações do Ambulatório instalado dentro da unidade. Além disso,  foram feitos exames de Papanicolau e para detecção de doenças sexualmente transmissíveis. “Queremos garantir o diagnóstico adequado. Além do acesso ao atendimento à saúde, pois estar privada de liberdade não é estar privada de direitos”, afirmou o coordenador da regional de Curitiba, Marcos Antônio de Paula.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

SOLIDARIEDADE

Cantor católico faz live beneficente no sábado (18) em Guarapuava

ALERTA EPIDEMIOLÓGICO

Decreto prorroga manutenção de medidas restritivas até 4 de agosto

ESCOAMENTO DA SAFRA

Estradas rurais de Virmond e Chopinzinho recebem pavimentação poliédrica

Comentários