Atividades promovidas pelo Depen valorizam saúde das mulheres

Ações do Depen ocorrem durante todo o mês são dirigidas a servidoras e detentas. Elas incluem orientações sobre a prevenção do câncer de mama

As atividades do Depen são alusivas ao Outubro Rosa (Foto: AENPr)

A prevenção ao câncer de mama, uma das doenças que mais acometem mulheres no país, e a importância de fazer o autoexame são debatidas em unidades prisionais de todas as Regiões do Paraná. A ação ocorre durante todo o mês, em alusão à campanha do Outubro Rosa. Assim, o Departamento Penitenciário (Depen) também firmou parcerias para oferecer aulas de defesa pessoal, yoga, exames preventivos e doações de livros e objetos.

Assim, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a Penitenciária Feminina do Paraná (PFP) terá seis dias de eventos. As atividades ocorrem entre sexta (25) e quarta (30). Estão previstas, para os próximos dias, palestras sobre prevenção ao câncer do colo do útero e da mama, prevenção de acidentes e de doenças infectocontagiosas e valorização pessoal. Assuntos envolvendo a higiene íntima, pessoal e do ambiente também serão abordados.

Já na regional de Maringá, presas e servidoras do Depen puderam trocar experiências em rodas de conversa e palestras sobre a temática. Em uma das unidades, elas tiveram a oportunidade de ouvir depoimentos de mulheres da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama que ainda estão em tratamento contra a doença.

Também houve, entretanto, coleta de exames preventivos de sangue e papanicolau. Assim, as mulheres participantes puderam ainda participar de atividades físicas e de aulas de automaquiagem, autocuidado e autoexame. “Mais do que conscientizar sobre o câncer, é importante promover este tipo de evento como forma de elevar a autoestima dessas mulheres”, afirmou o coordenador da região, Luciano Brito.

SAÚDE

“A saúde do servidor público é algo que muito nos preocupa. Tanto que estamos sempre em busca de recursos para contratações e parcerias que possam atendê-los com qualidade. Inclusive em situações preventivas”, destacou o diretor-geral do Departamento Penitenciário, Francisco Caricati. “Assim, ao aderir ao Outubro Rosa, inclusive com coletas para exames, o Depen demonstra justamente este interesse. De demonstrar aos agentes que a prevenção e o cuidado são essenciais para uma boa saúde”.

Por fim, aproveitando a Campanha do Outubro Rosa, a Cadeia Pública de Rio Branco do Sul, na RMC, inaugurou as novas instalações do Ambulatório instalado dentro da unidade. Além disso,  foram feitos exames de Papanicolau e para detecção de doenças sexualmente transmissíveis. “Queremos garantir o diagnóstico adequado. Além do acesso ao atendimento à saúde, pois estar privada de liberdade não é estar privada de direitos”, afirmou o coordenador da regional de Curitiba, Marcos Antônio de Paula.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

DIA DA PADROEIRA

Inscrições para a Corrida da Padroeira se encerram amanhã (23)

ESPORTE E TURISMO

Guarapuava recebe Jogos da Aventura e Natureza em fevereiro

MULTA DE R$ 617 MIL

Polícia Ambiental autua dono de área por destruição de vegetação nativa

Comentários