22/08/2023



Cotidiano Esportes Guarapuava

Atletas guarapuavanos se destacam mundialmente em diversas modalidades

Novas competições devem trazer outros títulos importantes para Guarapuava

3447cb2c-260d-4238-bddb-8d10a01ba336

Diversas modalidades trouxeram ouro para Guarapuava (Foto: Larissa Ortiz/RSN)

Nos últimos meses atletas de Guarapuava têm se destacado em competições estaduais, nacionais e internacionais. Em diferentes modalidades os esportistas conquistaram pódios inéditos. Novas disputas podem trazer mais títulos para a cidade.

Ana e Renata entre as primeiras (Foto: Divulgação)

KICKBOXING

O guarapuavano Felipe Munhoz, de 25 anos, foi o campeão do Campeonato Mundial de Kickboxing em Buenos Aires no início do mês de maio. A competição foi promovida pela União Internacional de Artes Marciais da America (Uiama). O atleta representa o país no Campeonato Sul-Americano que será em novembro em Lima, no Perú.

Recentemente duas guarapuavanas também se destacaram no esporte. Elas subiram no pódio durante a Copa Paraná de Kickboxing, em Carambeí. Ana Kuster e  Renata Tomacheski foram as únicas mulheres de Guarapuava na competição.

Ana conquistou medalha de prata, sendo vencida pela atual campeã mundial, Valdirene Stanski. Já Renata conquistou medalha de ouro no light contat e prata no k1 rules.

Esta é a segunda vez que Pedro vence o campeonato internacional (Foto: Larissa Ortiz)

JIU-JITSU

A atleta Jenifer de Ramos, Bicampeã Paranaense de Jiu-jitsu no dia 8 de junho, ela e outros atletas de Guarapuava participaram do Campeonato Paranaense em Curitiba, pela Federação de Jiu-Jitsu do Estado. A equipe da qual ela faz parte conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

“Estamos a todo vapor para participar do Campeonato Sul-Brasileiro de Jiu-jitsu Feminino, que acontecerá ainda esse ano em Curitiba”, afirmou a atleta.

Durante o último fim de semana dois atletas da cidade subiram ao pódio no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, em São Paulo. Armando Crissi se consagrou Campeão Mundial de Jiu-Jitsu na faixa marrom peso pesado. Pedro Fernandez também se consagrou campeão em outra categoria do competição. Pedro disputa nos dias 3 e 4 de agosto, os Jogos Escolares do Paraná de Judô.

Leonardo treina em Guarapuava (Foto: Reprodução/FPRTE)

TIRO ESPORTIVO

Um título histórico foi conquistado pelo guarapuavano Leonardo Lustoza no dia 3 de julho. O atleta foi campeão mundial Júnior na Fossa Olímpica na Itália. A conquista foi durante o ISSF World Championship Shotgun, em Lonato del Garda, na Itália. A competição é a principal prova do calendário da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) de 2019.

O jovem deve intensificar os treinos para novas disputas (Foto: Arquivo Pessoal)

MOTOVELOCIDADE

Dias depois o guarapuavano Thiago Winker de Siqueira, de 32 anos, alcançou o pódio no Campeonato Paranaense de Motovelocidade. A competição retorna após cinco anos. Thiago conquistou o segundo lugar na categoria principal. O próximo desafio do atleta será nos dias 14 e 15 de setembro em Cascavel, a fórmula track.

Denise Sampietro vence Paranaense de Fisiculturismo (Foto: Arquivo pessoal)

FISIOCULTURISMO

Na modalidade de fisioculturismo o destaque de Guarapuava é a atleta Denise Sampietro, em Curitiba, com o Campeonato Paranaense de Fisiculturismo Nabba/Wff na categoria Figure. Com mais este título paranaense, ela abre espaço para participar do Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo, no próximo ano.

Ainda nos primeiros meses de 2019,  o fisioculturista guarapuavano Alisson Cauê Thives, de 43 anos, que estava há dois anos sem competir, voltou às competições e mostrou força total. Na disputa no Paranaense de Supino e Levantamento Terra, em Curitiba, Alisson foi campeão geral na competição pela equipe Xtrongdeadlift.

O time feminino enfrenta novo desafio em setembro nos Jogos Escolares Nacionais em Cascavel (Foto: Arquivo Pessoal)

VÔLEI

O time feminino de vôlei da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus se consagrou campeã da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná 2019. As jovens atletas representam o Estado entre os dias 2 a 6 de setembro nos Jogos Escolares Nacionais, em Cascavel.

INCENTIVO

A Secretaria Municipal de Esportes é uma das cidades que conta com uma Lei de Incentivo ao Esporte. De acordo com o Secretário de Esportes e Recreação, Pablo Almeida, a lei incentiva atletas a participarem de competições.

“Atletas individuais, ou de ordem coletiva podem apresentar projetos. Depois de protocolados esses projetos, repassamos recursos para prática esportiva em âmbito municipal, estadual, nacional e até mesmo internacional”.

Os projetos devem ser apresentados sempre no começo do ano. Além disso, o secretário destacou que a prefeitura também disponibiliza o transporte para as competições desses projetos. Ele lembrou ainda que projetos locais têm sido idealizados para fomentar a prática de esportes.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo