22/08/2023
Cotidiano

Atores de Guarapuava falam sobre encenação da Paixão de Cristo

imagem-89446

Lizi Dalenogari, da Redação

Mariza Santos foi uma das atrizes que integrou o elenco da 12ª edição da Paixão de Cristo em Guarapuava, nesta sexta-feira Santa (03), na Praça da Fé. Como Maria, mãe de Jesus, diz que sempre quis participar e que vive um sonho. “Este é um momento muito especial, principalmente por estar contracenando com meus filhos Guilherme e Gustavo. Quando fui convidada para o papel de Maria confesso que não me achava capaz, mas com o incentivo de todos aceitei e pedi muito a Maria que passasse na frente e guiasse meus passos e ações. Este é um presente que ganhei”, conta emocionada.

Jesus Cristo foi interpretado por ator amador Nelson Francisco que encena pela primeira vez em Guarapuava. Ele é representante da Paróquia Divino Espírito Santo, de Pinhão. Pode-se dizer que Nelson é veterano dos palcos da Paixão, já que encena o personagem principal pelo oitava vez. “Claro que aqui tudo é maior, o público é grandiosos e são milhares de olhares atentos sobre nós. Mas cada ano é um novo tempo, um novo aprendizado tanto tecnicamente quanto emocionalmente. Um fortalecimento intenso de nossa fé. O ator foi o Jesus representado nas cenas de condenação, fragelação e Via Sacra.

A atriz que interpretou uma das dançarinas do Templo, Suelem da Silva, é da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Primavera, e participou pela primeira vez da encenação. Antes de entrar no palco falou sobre sua ansiedade. “ Estou ansiosa, nervosa, porque nos ensaios não tem ninguém nos observando e hoje são muitas pessoas atentas a cada movimento nosso. A responsabilidade é muito grande, mas aprendemos nas oficinas a nos posicionar, a nos doar e vou fazer o meu melhor”, assegurou.

Liliane Gumieiro Bruguer, da Paróquia Santos Anjos, participa da encenação a 10 edições. Como a Serpente – Tentação no Deserto, deu um show de performance e entrega. Sob o olhar atento de uma espectadora muito especial, sua mãe Marli Gumieiro, a atriz estava muito orgulhosa por dividir o palco com a filha Angelina de apenas 4 anos. “Ela participa desde a barriga. Já fez o papel de Jesus bebê. E fica tão ansiosa para vir, para participar. Este momento faz parte de nossas vidas e muitas graças temos recebido. Aconselho aos jovens que queiram participar, as famílias que se envolvam. É um projeto lindo e eficaz de evangelização”, assegura Liliane.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.