22/08/2023
Cotidiano

Atraído pelo frio de Guarapuava, baiano diz que a cidade é o melhor lugar para viver

imagem-74040

Por Cristina Esteche

O inverno chegou na madrugada deste sábado, mas trouxe temperatura amena em Guarapuava. Com céu azul e sol os termômetros registram a mínima de 7 grausC e a máxima de 21 grausC, média que deve prosseguir até este domingo (22).

Cidade de clima frio, localizada a cerca de 1,1 metros acima do nível do mar, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Guarapuava é capaz de atrair pessoas de clima quente justamente pelo frio que oferece.

Neste primeiro dia de inverno, sentado numa das cadeiras disponibilizadas pelo Café da XV, a “Boca do Lobo”, uma espécie da curitibana Boca Maldita,  Antonio Carlos de Castro, o Toninho, é uma dessas pessoas. Baiano de Salvador trocou as praias, a cidade histórica, badalada, e o sol escaldante  da capital de Nosso Senhor do Bonfim pela quietude e pela qualidade de vida que Guarapuava oferece. "Esta é a melhor cidade que existe, uma cidade que encanta e que não troco por nenhuma outra cidade brasileira”.

Vestido com jaqueta quente, cachecol enrolado no pescoço, com as mãos nos bolsos a maior parte do tempo, o baiano que por força do trabalho conhece inúmeras cidades brasileiras, disse que foi justamente o frio de Guarapuava que o fez transferir residência. “Meu filho passou no vestibular aqui e vim para montar uma estrutura para ele. Durante dois anos vim frequentemente para cá. Me senti muito bem, a minha saúde melhorou, a pressão alta estabilziou, acabei vindo para cá com a minha filha”. Segundo Toninho, como mora no Centro da cidade,  não precisa de veículo para se locomer. "Guarapuava tem tudo o que me faz bem e aqui faço tudo a pé".

Intérprete, o  adminiustrador que é também ex-funcionário da Itaipu Binacional e do Departamento de Águas e Energia, já cantou em bares e boates do Rio de Janeiro, participou de programa de tevê como a Grande Chance, a Escada do Sucesso e outros. Em Guarapuava, onde tem alguém tocando e Toninho chega, é “palhinha” na certa.

“Esta é melhor cidade, este é o melhor clima e digo com muita convicção que aqui tenho tudo o que preciso para viver bem”. Ele só critica a pouca divulgação do município. “Fora daqui, quase ninguém conhece Guarapuava. A natureza brindou a cidade com  o que existe de mais lindo e raro que é a neve e não se tirou proveito desse brinde da natureza. A cidade, esse evento é muito mal divulgado”, opina.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.