22/08/2023



Política

Audiência debate ajustes

imagem-89703

Cristina Esteche, com assessoria – Foto:Pedro de Oliveira/Alep

A Assembleia Legislativa promove nesta quarta feira (8), a partir das 14h30,  uma audiência pública para debater o projeto de lei do Poder Executivo que propõe ajustes na ParanaPrevidência. A audiência acontece durante a sessão plenária, com a participação dos parlamentares, de representantes dos servidores, do Ministério Publico estadual e de especialistas em previdência, entre os quais o diretor de previdência da ParanáPrevidência, Edson Wasem. 

O líder do Governo, Luiz Claudio Romanelli (PMDB),  disse que  o projeto não tratará de pontos como a previdência complementar, mas trará importantes avanços para os servidores. "Negociamos com os servidores e vamos garantir, por exemplo, a paridade de participação dos servidores nos conselhos da ParanáPrevidência, o que hoje não acontece".

O novo projeto do Governo do Estado propõe a migração de 33.556 beneficiários (aposentados e pensionistas), com 73 anos ou mais, que hoje recebem por meio do Fundo Financeiro, bancado pelo Tesouro do Estado, para o Fundo Previdenciário, formado por contribuições do poder público e dos próprios servidores.

Cálculos atuais realizados por técnicos do Estado e do funcionalismo garantiriam a solvência do sistema por 29 anos. Além disso, o novo projeto propõe a paridade entre Estado e servidores na formação dos conselhos da Paranaprevidência, além de assegurar o aporte de R$ 1 bilhão no Fundo Previdenciário.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo