Continuam as negociações em Brasília entre o Ministério da Saúde e Instituto Virmond, mantenedor do Hospital Santa Tereza. Depois da reunião entre o secretário de Estado da Saúde Michele Caputo Neto, do chefe da 5ª Regional de Saúde, Vinicius Traiano e do prefeito Cesar Filho, quem esteve em audiência na manhã desta quarta (18) foi o diretor do Hospital Santa Tereza, Eduardo Potulski e o presidente do Instituto Virmond, Frederico Virmond, acompanhados pelo deputado estadual Bernardo Carli e pelo deputado federal Zeca Dirceu. O diretor do Departamento de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, João Cato representou o município. O objetivo foi reforçar a importância da adesão à contratualização do SUS (sistema Único de Saúde), o que permitirá ao hospital receber um incentivo anual para a sua manutenção. Na ocasião, também houve a solicitação de informações sobre o andamento do processo de filantropia da instituição.
A diretora do Departamento de Atenção Especializada, Maria do Carmo, esclareceu que o ministério está aguardando o envio do contrato, pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná e que, assim que o processo for finalizado, a instituição irá receber, com portaria que deve ser publicada ainda nesta semana, o incentivo mensal, mais o valor de 50% referente ao retroativo de agosto a novembro de 2013. O restante do valor do retroativo deverá ser pago ainda no primeiro trimestre de 2014.
“Saímos desta audiência muito contentes com o pronto atendimento que tivemos. O Ministério da Saúde entendeu a nossa necessidade e a urgência desse repasse, de modo que tivemos a confirmação da contratualização. Sinto-me muito feliz por poder contribuir e compartilhar com toda a nossa Guarapuava e região esta boa notícia”, avaliou Carli.
Para Frederico Virmond, a audiência foi importante e o momento é de união de forças. “A conversa foi muito boa. Expusemos as nossas necessidades e também recebemos orientações”, disse. Virmond também destacou o apoio dos deputados Bernardo Carli e Zeca Dirceu nas esferas estadual e federal e afirmou que o empenho dos parlamentares tem sido fundamental. “Agradecemos ao Zeca por ter viabilizado esta audiência e nos acompanhado, assim como ao Bernardo, que veio de Curitiba exclusivamente para tratar do Santa Tereza e trabalha junto ao Governo do Estado para agilizar a liberação destes recursos”, disse.
Filantropia
O diretor do CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde, Bruno Carrijo, também participou da reunião. Bernardo e Zeca solicitaram prioridade no processo de filantropia do hospital, que deverá ser publicada em decreto até junho de 2014.
Para o deputado federal Zeca Dirceu, a luta pelo fortalecimento do Hospital Santa Tereza é um compromisso com todos os guarapuavanos. “Acompanhamos esse processo de filantropia há um bom tempo e sabemos da importância dessa instituição de saúde para a cidade e para toda a região. Não medirei esforços para fazer o que for possível para contribuir com esta causa”, destacou Zeca.