Audiência pública abordará saúde mental em Guarapuava

Audiência será no plenário da Câmara de Vereadores no próximo dia 14 de fevereiro, a partir das 14h

(Foto: Reprodução)

A Secretaria de Saúde de Guarapuava promoverá no próximo dia 14 de fevereiro, uma audiência pública para discutir a Rede de Atenção Psicossocial e as políticas públicas para o atendimento das pessoas com transtornos mentais, distúrbios psiquiátricos e dependência química. A audiência será no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 14h.

Segundo o secretário Celso Góes, serão debatidas as ações e metas previstas pela Secretaria de Saúde e pela RAPS (Rede de Atenção Psicossocial).

“Durante a audiência serão esclarecidas dúvidas e colhidas sugestões dos participantes sobre as principais necessidades do município para tratar pacientes com transtornos mentais ou em sofrimento decorrente de uso e abuso de drogas”, destacou, informando que foram convidados representantes do Ministério Público, Judiciário, Defensoria Pública, Câmara dos Vereadores, secretarias municipais, polícias Civil e Militar, conselhos locais, universidades, hospitais, igrejas e outras entidades, além de familiares de pacientes.

A Rede de Atenção Psicossocial é composta por serviços e equipamentos variados da saúde e pela rede de apoio, como UBS (Unidades Básicas de Saúde), Nasf AB (Núcleo Ampliado de Apoio a Família e Atenção Básica), Samu, Caps (Centros de Atenção Psicossocial); serviços residenciais terapêuticos, centros de convivência e cultura, unidade de acolhimento e leitos de atenção integral em hospitais gerais e nos Caps III.

“Guarapuava já possui alguns destes serviços em pleno funcionamento, porém nota-se que ainda são insuficientes para que a população seja atendida efetivamente e com a qualidade que a atual administração preza, portanto é fundamental discutirmos a necessidade do fortalecimento e ampliação dos serviços públicos destinados à saúde mental”, enfatizou a coordenadora da Divisão de Atenção Especializada, Claudia Cunico C. Locatelli.

Relacionadas

EQUIDADE

Pesquisa de professora da Unicentro é base para PLP que trata de equidade na política

GUARAPUAVA

Tropeada homenageia morador do distrito do Guará, em Guarapuava

PROGRAME-SE

2º Baterasso ocorre neste domingo (24), no Shopping Cidade dos Lagos, em Guarapuava

Comentários