22/08/2023



Agronegócio Região

Audiência pública em Goioxim vai debater asfalto na PR-364

Audiência está sendo organizada pelo mandato do deputado estadual Dr. Antenor e vai reunir moradores de Goioxim, Marquinho e Cantagalo

PR 364

Dr. Antenor (Foto: Arquivo/RSN)

Um universo superior a 25 mil habitantes padece pela falta de pavimentação em 42 quilômetros de estrada. Divididos entre Marquinho, Goioxim e Cantagalo, os moradores desses municípios, pedem a obra há mais de 40 anos. Entretanto, sem nunca terem sido ouvidos. Trata-se da PR-364, portanto, sob a responsabilidade do Estado.

De acordo com os moradores, a base da economia dos três municípios é a agricultura familiar. Própria de pequenas propriedades rurais, a Região também possui linhas de leite, pecuária, linhas de transporte escolar. E é para debater e chamar a atenção das autoridades para a importância dessa interligação asfáltica, que uma audiência pública encontra-se agendada. Conforme o mandato do deputado estadual Dr. Antenor, responsável pela proposta, será na sexta (2), às 9h no Salão da Igreja São Sebastião, em Goioxim.

Conforme disse o deputado, a PR-364 é uma “estrada importante e vai movimentar e contribuir no desenvolvimento da Região. Também facilitando o escoamento da produção”. Diversas cooperativas de hortifrutigranjeiros de médio e grande porte já estão instaladas nos municípios.

Goioxim (Foto: Divulgação)

Para se ter uma ideia, Goioxim conta com 880 propriedades rurais. Cerca de 500 produtores de leite produzem 36 mil litros por dia totalizando mensalmente cerca de 1.100.000 litros. Na agropecuária a importância da atividade, conforme a média da produção e da plantação em hectare, é a seguinte: leite (8,8%); milho (8,9%); florestais (9,4%); bovinos (10,3%); soja (41,9%).

De acordo com a Prefeitura, os demais produtos da agricultura totalizam 20,80%. “Estes são os principais grupos de produtos”. Além disso, o transporte escolar circula 1.652 quilômetros por dia. Destes, 10 quilômetros pela PR-364, no perímetro que liga Goioxim até o trevo de acesso a Cantagalo e Marquinho.

Conforme a prefeita de Goioxim, Mari Terezinha da Silva, o asfaltamento da PR-364 será “fantástico”.

Essa obra é importantíssima para o desenvolvimento e crescimento de Goioxim, município que fica praticamente sem saída. Ou seja, apenas a estrada de chão liga Goioxim a Cantagalo e Marquinho. Portanto, com o acesso de asfalto, não será bom apenas para o desenvolvimento de Goioxim, mas para a Região toda. O asfaltamento dará acesso a Cantagalo, Marquinho, Palmital e Laranjeiras do Sul.

MARQUINHO

A importância da pavimentação desse trecho da PR-364 não é diferente para Marquinho. Isso porque o município conta com cerca de cinco mil habitantes, os quais residem na grande maioria na área rural. E mais uma vez as produções agrícola e pecuária surgem na agricultura familiar. Atualmente o município tem 1.343 cadastros de produtores rurais ativos, com mais de 5.600 notas de produtores emitidas por ano.

Marquinho (Foto: Google Maps)

Grande parte das propriedades rurais é pequena. De acordo com dados do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2021, as principais atividades do município estão na agropecuária. Assim sendo, destaca-se a criação de bovinos destinados para corte, cria e recria. O rebanho soma aproximadamente 55 mil cabeças.

Na lavoura, a produção de soja ultrapassa 20 mil toneladas ano. O cultivo de milho de 1ª e 2ª safras são mais de 3,5 mil toneladas ano e o trigo mais de 4,5 mil toneladas ano. Já na produção leiteira são mais de 14 milhões de litros por ano. Conforme levantamento feito pela assessoria do Dr. Antenor, a PR-364 possui dentro do município uma extensão de aproximadamente 20 quilômetros.

Trata-se da principal ligação de Marquinho aos municípios de Goioxim e Cantagalo. Além de ser uma das principais vias de acesso da área urbana para rural e vice-versa, também possibilita o acesso primário e secundário para as comunidades de Juti, Anta Gorda, Rio Bonito, Alto do Tigre, Alto do Cobre, São Roque, Guampará e Ouro Verde.

De acordo com Eder Barbosa Vaz, da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, a pavimentação da PR-364 é de extrema importância para o município e Região.

A PR-364 é a principal via de escoamento da produção agrícola e pecuária de corte e leite do município. Além disso, suporta linhas de transporte escolar, na qual cerca de 70% dos alunos matriculados da rede pública, residem nessas comunidades e dependem do transporte público que transita na totalidade da via.

Cantagalo (Foto: Divulgação)

CANTAGALO

Por fim, com 13.340 habitantes, maior município entre os três, Cantagalo também possui base econômica na agricultura familiar. Quando o assunto é o transporte escolar, aproximadamente 40 crianças das localidades de Cantagalinho, Linha Nova e Faxinal dos Carpinteiros utilizam um trecho da PR-364 para se deslocar à escola.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo