Aumentam os casos de sarampo no Paraná

Secretaria de Estado da Saúde confirma 105 casos a mais da doença do que no último informe, divulgado em 18 de dezembro de 2019

Sarampo afeta crianças e adultos (Foto: Reprodução/Pequeno Príncipe)

O Governo do Paraná faz um apelo aos paranaenses para que vão aos postos de saúde em busca da vacina contra o sarampo. De acordo com o primeiro boletim epidemiológico da doença emitido pela Secretaria de Estado da Saúde em 2020 são 753 casos doença registrados desde agosto de 2019. Somente nos primeiros dias deste ano já são 105 novos casos desde o último informe divulgado em 18 de dezembro.

Conforme o relatório, há pacientes com meses de vida e de até 59 anos. Porém, a maior incidência continua no grupo de jovens adultos, com idade entre 20 e 29 anos. Na 5ª Regional de Saúde, sediada em Guarapuava, não há nenhum registro da doença. Entretanto, no Estado, 41 cidades estão com surto de sarampo. Conforme o Ministério da Saúde, a classificação considera como situação de “surto ativo” todo município em que tenha ao menos um caso confirmado.

Assim o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforça o alerta para a vacinação. “Estamos buscando a parceria da população para reduzir doenças que são evitáveis. O sarampo é uma das doenças em que o engajamento das pessoas é essencial para que todos sejam vacinados. Somente dessa forma teremos a tranquilidade em falar que estamos livres do vírus do sarampo novamente”.

VACINA

O esquema vacinal do Ministério da Saúde recomenda que a população com idade entre um a 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 49 anos, uma dose. As crianças que têm entre seis meses e 11 meses e 29 dias também devem ser vacinadas. Acesse aqui mais informações sobre o calendário de vacinação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

80 ANOS

Esta noite, a TV Paraná Turismo exibe o documentário 'Pelé Eterno'

VACINAÇÃO

Hoje (24) é comemorado o 'Dia Mundial de Combate à Poliomielite'

COLÉGIO MILITAR

Anúncio do governador na segunda (26) gera expectativa em Guarapuava

Comentários