Autistas terão sessão de cinema especial neste sábado (27), em Guarapuava

Exibição será resultado de uma parceria entre o Cine XV e a Associação Mundo Azul. Ingressos podem ser comprados e retirados na hora

*Matéria atualizada às 22h42 para retificação de informação. Associação havia informado que sessão era gratuita, porém, entrada é paga.

(Imagem: Divulgação)

‘Pé pequeno’, uma animação sobre o homem das neves, foi o filme escolhido para uma sessão de cinema muito especial. Neste sábado (27), às 14h, o Cine XV recebe somente familiares e pessoas que possuem o transtorno do espectro autista. Os ingressos podem ser comprados e retirados na hora, na bilheteria do cinema no Shopping Cidade dos Lagos, em Guarapuava. A exibição é resultado de uma parceria entre o cinema e a Associação Mundo Azul.

De acordo com Ana Paula, que é mãe de gêmeas autistas, a sessão de cinema será diferenciada.

“As luzes não ficarão na penumbra, o som será mais baixo e as pessoas poderão andar, correr e se manifestar livremente durante a sessão”.

A animação mostra um yeti, criatura conhecida como o homem das neves, indo na contramão do que todos os seus semelhantes acreditam: ele tem a certeza que os seres humanos, para eles até então um mito, realmente existem, mesmo que todos da sua espécie neguem com veemência. Mas ele não irá desistir tão fácil de provar sua tese.

MUNDO AZUL

Em Guarapuava a Associação Mundo Azul reúne 58 associados que possuem na família pessoas com o transtorno.

O autismo, cientificamente conhecido como Transtorno do Espectro Autista, é caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente, diagnosticada entre os dois e três anos de idade.

Esta síndrome faz com a criança apresente algumas características específicas, como dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio aos outros e pouco contato visual, além de padrões repetitivos e movimentos estereotipados, como ficar muito tempo sentado balançando o corpo para frente e para trás.

Relacionadas

MAIS UMA MORTE

Pelo segundo dia consecutivo, Guarapuava registra morte por covid-19

Pérola do Oeste divulga linhas Interbairros aos domingos e feriados

DE 'DAR ÁGUA NA BOCA'

Como já é tradição, hoje (26) tem pastel da Catedral em Guarapuava

Comentários