A falta de acesso de veículos e alunos ao Colégio Estadual Leni Marlene Jacob, no bairro Primavera em Guarapuava deve estar com os dias contados. A construção do estacionamento inicialmente barrada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, por se tratar de uma unidade de conservação ambiental e pertencer ao Parque das Araucárias, foi revisada e aprovada.
A área negociada para a obra é a mesma da primeira proposta, que corresponde ao espaço ao lado do Museu de Ciências Naturais, com entrada pela rua João Fortkamp. O que muda agora é o acordo fechado entre Município e Estado, que prevê uma permuta de áreas utilizadas na concretização do projeto.
Segundo o secretário de Habitação e Urbanismo de Guarapuava, Flávio Alexandre, a proposta foi aprovada nessa quarta (20) por unanimidade pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente. “O Município deve seguir imediatamente com os trâmites burocráticos para a construção do estacionamento”.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Araújo, uma área de 4 mil metros quadrados será cedida pelo Parque das Araucárias para a construção do estacionamento. Em troca serão cedidos 7,8 mil metros quadrados da área do Colégio Leni, que não foram utilizados para as obras, para que o espaço se transforme em área de preservação ambiental e passe a integrar o Parque das Araucárias.
“A área reservada para a pavimentação não precisará ser desmatada, pois corresponde a um espaço com gramado. O estacionamento terá amplitude o suficiente para suprir também, a demanda de público da Capela Mortuária próxima ao local, e ainda aumentar a comodidade para quem visita o Parque”.
O Conselho Municipal de Meio Ambiente é formado por 17 conselheiros da administração pública e membros da sociedade civil organizada, que inclui ONGs e sindicatos. Até que o estacionamento esteja pronto, o que não foi informado, alunos e professores entrarão pelo portão frontal. O Leni Marlene Jacob atua de forma compartilhada com a Escola Municipal Abílio Fabriciano e conta com cerca de 1,2 mil alunos. Para saber mais.