22/08/2023
Política

Avança negociação para campi da Unicentro em LS e Pitanga

imagem-61843

A implantação de campi da Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste) em Pitanga e Laranjeiras do Sul tramita no campo política. Uma reunião na Seti (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), entre o deputado Artagão Júnior, o secretário João Carlos Gomes, o prefeito de Pitanga, Altair Zampier, e a prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz, foi realizada  nesta quarta feira (30), em Curitiba. Os dois municípios possuem o campus avançado da universidade. Pitanga oferece os cursos de pedagogia e administração; já Laranjeiras do Sul oferta pedagogia e secretariado executivo. Os custos gerais que ambos os municípios têm anualmente para a manutenção dos campi gira em torno de R$ 700 mil, o que prejudica os investimentos na educação básica e demais projetos educacionais.

O deputado Artagão Júnior reforçou a necessidade da criação dos campi permanentes, justificando que os dois municípios são sede de regiões administrativas e que possuem grande demanda no ensino superior. Ambos os municípios já possuem a estrutura física e o aval do reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona. De acordo com o prefeito de Pitanga, Altair Zampier, os cursos prioritários a serem implantados são agronomia e veterinária. Em Laranjeiras do Sul também a prioridade é na área da agricultura.

Dentro dos próximos dias, uma audiência com o governador Beto Richa será realizada para, inicialmente, pleitear o aumento do repasse financeiro aos municípios, que sofrem com o custeio dosbcampi avançados. Em seguida, serão trabalhados os projetos de definição dos cursos a serem implantados de forma permanente.

Acompanharam a audiência na Seti o assessor do deputado Artagão Júnior, Cesár Augusto da Silva, o secretário de Educação de Pitanga, Paulo Sérgio Boschen, e o assessor de imprensa Rodrigo Basniak. De Laranjeiras do Sul, acompanhando a prefeita Sirlene Svartz, esteve a procuradora do município, Andreia Indalencio.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo