22/08/2023
Região Saúde

Avanço da covid-19 em Pinhão deixa cidade em alerta

Casos aumentaram em mais de 100% de um dia para o outro. Por isso, uma reunião nesta segunda (15) deliberou novas medidas que serão anunciadas ainda hoje

ODIR

Avanço da covid-19 em Pinhão deixa cidade em alerta, diz prefeito Odir Gotardo (Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

A ampliação no número de testes na empresa Tabocas, associada à festas e outros descuidos da população, ampliaram o número de casos positivos em Pinhão. De acordo com o último boletim da covid-19, divulgado na noite desse domingo (14), agora são 61 pacientes com a doença contra 31 confirmados no sábado (13). Entretanto, 38 pacientes são de outros estados, 12 de outras cidades paranaenses e 11 de Pinhão.

Porém, para conter o avanço da doença, uma reunião na manhã desta segunda (15), entre o secretário de Saúde, Ivonei de Oliveira Lima, o prefeito Odir Gotardo e outras autoridades de saúde e sanitárias, vai resultar em novo decreto que será divulgado no fim do dia.

DENÚNCIAS DE FESTAS

Conforme a Prefeitura, há muitas denúncias de festas e muitas pessoas circulando pelas ruas sem utilizar máscara. Também houve um relaxamento por parte do comércio. Além de um paciente com a doença ter quebrado o isolamento domiciliar.

Essa desobediência levou o prefeito Odir Gotardo a emitir uma nota pública. De acordo com o prefeito, as ações do poder público são em vão se não houve a colaboração das pessoas. “Estamos muito preocupados com o número de casos que vem se confirmando em relação ao Covid-19. Ainda temos a expectativa que se trate de um foco”.

Segundo Odir Gotardo, se isso de fato se confirmar com as medidas tomadas, talvez se consiga isolar e controlar. “Caso estejamos com a contaminação em outros locais talvez tenhamos que tomar novas medidas. Por enquanto reafirmamos os procedimentos de cuidados já recomendados. É um momento muito crítico que exige atenção redobrada e muita consciência”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.