22/08/2023
Em Alta Guarapuava Política Saúde

Baitala abre sindicância para apurar denúncias feitas por Brunsfeld

Comissionada que é pivô do esquema 'fura-fila' citado por Brunsfeld continua como assessora especial, mas na Secretaria Executiva

Prefeito Baitala no momento do anúncio, junto com os secretário Marcio (Saúde) e Facó (Administração) Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava

*Reportagem atualizada às 18h8 desta quarta (3) para inclusão da nota oficial divulgada pela Prefeitura.

O prefeito Denilson Baitala abriu uma comissão de sindicância para apurar denúncias feitas pelo ex-secretário de Saúde, Marcio Brunsfeld. De acordo com o secretário de Comunicação Social, Rafael Markus, essa medida ocorreu tão logo o prefeito tomou conhecimento do pedido de exoneração de Brunsfeld, na tarde de terça (2). Em nota, o ex-secretário denuncia suposta corrupção cometida por uma comissionada, como o favorecimento a pacientes, no chamado ‘fura-fila’, entre outras irregularidades. Durante o começo da tarde desta terça, Baitala reuniu-se com os secretários Ricardo Facó (Administração), Johann Zuber (Executiva), entre outros, para o enfrentamento à crise na Saúde.

Conforme disse Facó ao Portal RSN, ainda nesta quarta (3) será instaurada uma Comissão de Sindicância Investigativa, composta por três servidores. A escolha, segundo o secretário de Administração, obedece rodízio da Divisão de Sindicância, excluindo, neste caso, qualquer profissional ligado à Saúde. Os membros terão o prazo de 30 dias para conclusão e elaboração do relatório. Esse prazo pode ser prorrogado, caso haja necessidade. Conforme Facó, a comissionada que é pivô das supostas denúncias permanece trabalhando normalmente. Isso porque a exoneração dela se refere ao cargo de assessor 1 na Secretaria da Saúde. Já o retorno dela, três dias após essa exoneração, ocorreu porque ela passou a prestar serviço como assessora especial na Secretaria Executiva. “Estamos dando a ela o direito da ampla defesa e do contraditório”.

MARCIO RESPONDE

Na noite de ontem, a administração municipal se manifestou apenas por nota divulgada pela Secom. O texto dá a entender que Brunsfeld não estava gerindo a Secretaria com eficiência e que ajustes estavam sendo planejados. Brunsfeld, por outro lado, em contato com o Portal RSN nesta quarta (3), assegura que o Ministério Público já está ciente das denúncias. Disse também que possui “farta documentação” que comprova as possíveis irregularidades cometidas pela comissionada. Já fontes de dentro da Prefeitura asseguram que se tratam de denúncias infundadas e que podem mudar o rumo das investigações.

Na tarde desta quarta, o ex-secretário responde perguntas de população no grupo de WhatsApp denominado ‘saúde para todos’. Lá ele detalha fatos que provocaram a saída dele do primeiro escalão de Baitala.

A NOTA

“Considerando a importância de prestar informações claras à população, a Administração Municipal esclarece os encaminhamentos adotados em relação a um fato recentemente registrado na área da saúde. A gestão reforça seu compromisso com a transparência, a responsabilidade e o cumprimento dos procedimentos legais em todas as situações que envolvem o serviço público.

Na última semana, a Administração Municipal recebeu um documento da Secretaria de Saúde relatando supostas irregularidades no atendimento da fila do SUS. O material encaminhado foi analisado pela Administração e pelo Controle Interno, que identificaram fragilidades relevantes e ausência de provas que sustentem, de imediato, as acusações apresentadas.

Mesmo diante da baixa consistência inicial das informações, a Prefeitura decidiu instaurar sindicância investigativa. A medida tem por objetivo garantir total transparência, evitar especulações e conduzir o processo de forma séria, responsável e alinhada às normas da administração pública.

A sindicância irá verificar a veracidade das informações apresentadas, avaliar a origem das provas e esclarecer o que, de fato, ocorreu. Caso surjam indícios claros de irregularidade, serão adotadas todas as medidas disciplinares civis e criminas previstas em lei, sempre assegurado o direito ao contraditório e ampla defesa às pessoas envolvidas.

A Administração reforça que todo o processo será conduzido com firmeza, respeito às normas e compromisso com o interesse público.

A Prefeitura reafirma, por fim, seu compromisso com a ética, a transparência e a proteção do serviço público, garantindo que cada situação será tratada com responsabilidade e clareza”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.