A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgou hoje os horários de atendimento nas vésperas do Natal e Ano Novo. De acordo com a publicação os bancos irão fechar as portas no dia de Natal, no dia 31 de dezembro e no 1º de janeiro.
Segundo a entidade no dia 24 de dezembro, os bancos podem estabelecer horários especiais, desde que garantam ao público um atendimento mínimo de duas horas. De acordo com Eloi Miszka, presidente do sindicato dos bancários de Guarapuava, os bancos da cidade irão seguir a regulamentação da Febraban e abrirão as portas no dia 24 de dezembro das 9h às 11h.
Nos dias em que as agências estiverem fechadas, os clientes poderão utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).
As contas de consumo (água, luz, telefone e TV por assinatura, por exemplo) e os carnês que vencerem nestas datas poderão ser pagas no próximo dia útil (26 de dezembro e 2 de janeiro), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).