Curitiba – Os 43 músicos que integram a Banda Municipal Segredo, do município de Foz do Jordão, localizado na região Sudoeste do Paraná, abriram a reunião semanal da Escola de Governo desta terça-feira (12), a convite do deputado estadual Artagão Junior. A banda executou uma seleção de músicas da década de 1960 e um tema de filme no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
De acordo com o maestro Edilson Luis Santos, a banda conta, além dos músicos efetivos, com mais 50 aprendizes. As idades dos integrantes variam de sete a 18 anos, contou. O nosso objetivo é socializar as crianças, os adolescentes e os jovens, e dar a eles a oportunidade de ter uma profissão. Alguns deles já tocam em bandas de baile e outros seguem a carreira militar, completou.
A Banda Municipal Segredo tem um repertório variado, com canções nacionais e internacionais, conta o maestro. Tocamos música popular brasileira, composições barrocas, canções populares e até jazz, explicou. O grupo costuma se apresentar em Foz do Jordão e outros municípios paranaenses, mas também já fez shows nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Desde o início da sua história, em 2000, a Banda Segredo conquistou diversos prêmios, como o primeiro e o segundo lugar no Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas (Cinfaban), a primeira colocação no Concurso Sul-Brasileiro de Bandas e a conquista da premiação máxima no Concurso Nacional de Bandas.
(AEN)