O Governo Federal oferece uma linha subsidiada de crédito especial para pessoas com deficiência física. Esse benefício, chamado Crédito Acessibilidade, pode ser encontrado nas agências do Banco do Brasil em todo país.
Em Guarapuava, o assistente de negócios Jover Antonio Zago frisa os pontos positivos desse empreendimento. “As pessoas que podem ter acesso são aquelas que através de um laudo médico comprovarem sua deficiência. Assim ela poderá fazer uso do crédito que tem como taxa juros fixos de 0,64% ao mês, uma das menores do mercado”.
Segundo Jover essa linha especial é destinada a compra de equipamentos em geral. “São próteses, bengalas, muletas, cadeiras de rodas, motorizadas, enfim, equipamentos que possibilitem melhores condições ao portador de necessidade especial”. A quantidade de parcela vai depender dos valores, mas em geral variam de 36 a 54 vezes.
O interessado precisa ter ou abrir uma conta corrente na agência e quem não conseguir comprovar renda, deve assinar uma declaração afirmando sua atual situação. O crédito ainda pode ser utilizado por pessoas que desejem fazer doações de qualquer equipamento nessa área, ela terá direito a juros baixos desde que comprove a finalidade da doação.