22/08/2023
Brasil Economia

BC cria grupo de trabalho para discutir emissão de moeda digital

O grupo de trabalho também analisará possíveis benefícios complementares que a moeda digital introduziria ao Pix

Banco Central

BC cria grupo de trabalho para discutir emissão de moeda digital (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

O lançamento de uma moeda digital com garantia do governo avançou um passo com a criação de um grupo de trabalho pelo Banco Central (BC). O intuito é discutir a eventual emissão da CBDC (moeda digital do Banco Central, na sigla em inglês).

Assim, o grupo de trabalho terá como objetivo propor um modelo de emissão de moeda digital que identifique riscos, garantindo a segurança cibernética, a proteção dos dados e o respeito às normas e às regulações do BC. A CBDC, informou o Banco Central, precisa preservar a estabilidade financeira e assegurar a condução das políticas monetária e econômica.

Em nota, o BC informou que uma eventual moeda digital não faria concorrência ao real, mas seria uma nova forma de representação da atual moeda. Com isso, tendo garantia do governo e estando sujeita à política monetária, tendo a circulação diminuída quando os juros sobem e elevada quando as taxas caem. Desse modo, diferentemente de criptomoedas, como o bitcoin, a CBDC circularia com garantia do governo.

PIX

O grupo de trabalho também analisará possíveis benefícios complementares que a moeda digital introduziria ao Pix, nova plataforma de pagamentos instantâneos que funcionará a partir de 16 de novembro.

Para o Banco Central, uma das possíveis vantagens da CBDS está no aprimoramento das transações comerciais entre as pessoas e mesmo entre os países. “O estudo irá comparar os potenciais benefícios de uma CBDC no aprimoramento do bem-estar e na preservação da cidadania financeira de sua sociedade. Levando em consideração os riscos inerentes dessa nova forma de pagamento”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.