* Por Rogério Thomas, com assessoria
O governador Beto Richa, junto com a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, entrega, nesta sextavfeira (17), os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de Goioxim e Foz do Jordão. A inauguração da unidade de Foz do Jordão será às 14h30 e a de Goioxim, às 16 horas.
Os centros de referência são locais onde as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social têm acesso aos serviços de proteção social básica. Os novos Cras têm capacidade para atender 2.500 famílias, cada um.
Com mais essas duas unidades, chega a 41 o número de Cras entregues no Estado, em pouco mais de quatro anos de gestão. Atualmente, o Paraná possui 555 unidades em funcionamento e mais dez estão sendo construídas.
FOZ DO JORDÃO
O CRAS de Foz do Jordão atende mensalmente cerca de 250 pessoas. De acordo com a assistente social Fatima Marilim Mendes de Almeida Macedo, apesar de a inauguração ocorrer apenas na próxima semana, o espaço já está sendo ocupado há cerca de um ano. “Todos os encaminhamentos dos fozjordenses com relação à Assistência Social passam pelo local. É um espaço que está disponibilizado para as prioridades da população”, enfatiza Fatima.
Além de Fatima, o CRAS é atendido pelos assistentes sociais Laiza Pizzato e Leandro Rocha.