22/08/2023
Política

Beto Richa: Paraná terá política de promoção específica para o turismo religioso

imagem-19264

O Paraná terá uma política de promoção específica para o Turismo Religioso, que hoje movimenta cerca de 20 milhões de viagens por ano no Brasil, com reflexos diretos na economia e na geração de empregos. O anúncio foi feito por Beto Richa, candidato da Coligação Novo Paraná ao Governo do Estado, nesta sexta-feira, na Festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos, na região do Norte Pioneiro. Durante três dias, a festa atrai 30 mil pessoas.
“O Paraná tem um grande potencial para o desenvolvimento do turismo religioso, setor indutor do desenvolvimento, da geração de emprego e renda, da sustentabilidade e fator de inclusão social. Aqui no Norte Pioneiro, por exemplo, o turismo religioso valoriza e incrementa a economia regional”, afirmou Beto.
Em Siqueira Campos, Beto foi recebido pelo coordenador da festa religiosa, Paulo Alcântara de Assis. Acompanhado do candidatos ao Senado Gustavo Fruet e Ricardo Barros e lideranças políticas da região – Rubens Bueno, Alex Canziani e Luiz Carlos Hauly — Beto visitou a festa, cumprimentou e conversou com visitantes e expositores. Nesta sexta-feira (6), Beto esteve também em Telêmaco Borba, Cornélio Procópio e Castro.
Em Telêmaco, Beto participou de uma carreata e participou de uma reunião regional com lideranças de cinco municípios da região. Em Cornélio, Beto foi recebido por uma multidão. O prefeito Amin Hannouche (PPS) recebeu Beto com uma salva de fogos de artifício e mais de 1.200 pessoas acompanharam Beto em uma caminhada pela Rua XV de Novembro. Ao final da caminhada, Beto também participou de um encontro que reuniu prefeitos, vereadores e lideranças de sindicatos e associações de 20 municípios da região de Cornélio Procópio.
"Essa região vai ter a atenção que merece. Vamos trazer a industrialização, a capacitação do jovem para o emprego, e vamos trazer a saúde pública e a educação de qualidade, como fizemos em Curitiba, que é referência nacional, reconhecida pelo governo federal. Vamos valorizar o pequeno agricultor. Nós vamos fazer a reintegração de posse das áreas invadidas, porque meu governo tem lado e é do produtor rural, que precisa paz, apoio e segurança para trabalhar", disse Richa.
Em Castro, Beto visitou a empresa Pincéis Tigre e a Cooperativa Castrolanda, reuniu-se com professores e participou de uma reunião regional com lideranças de cinco municípios.
Outro projeto no setor turístico previsto no Plano de Governo de Richa é a implantação do Balcão de Oportunidades de Negócios, que identificará e incentivará potenciais parceiros privados e públicos a investir no Estado; promoverá a capacitação dos micro, pequenos e médios empreendimentos turísticos no Estado do Paraná, preparando-os para a cultura do associativismo e arranjos produtivos no turismo; negociará com organismos da área ambiental federal, estadual e municipal e instituições financeiras para identificação de linhas específicas de financiamento, com taxas de juros atrativas, para os investimentos em turismo.
Beto Richa desenvolverá ainda um programa de apoio ao turismo social, voltado diversos segmentos da população, como estudantes, idosos, funcionários públicos ou privados, para utilização da oferta de bens e serviços em períodos de ociosidade ou baixa ocupação. Serão identificadas possibilidades de formação de uma rede de serviços com tarifas diferenciadas para atender a esses segmentos.
A marca Paraná também ganhará destaque na política de turismo de Beto Richa, com o desenvolvimento de um plano de marketing com foco no orgulho do paranaense pela sua terra.

Propostas de Beto Richa para o Turismo
Identificar e fortalecer produtos turísticos regionais sustentáveis que possam servir de indutores para suas áreas de abrangência.
Promover a integração do desenvolvimento do turismo regional com as políticas públicas setoriais, como: meio ambiente, trabalho, saúde, educação, infra-estrutura, segurança e outras.
Fortalecer a descentralização local e regional da atividade turística através das ações de qualificação institucional e promoção regional.
Apoiar o fortalecimento das estruturas de governança local e regional de gestão do turismo.
Estimular e apoiar programas de sensibilização do setor turismo junto às escolas estaduais e/ou municipais como atividade social e econômica relevante.
Promover ações para o desenvolvimento regional dos segmentos turísticos de importância no Estado, em especial, o Turismo Rural e o Turismo Religioso.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo