22/08/2023
Política

Beto Richa passa por Guarapuava e participa de encontro regional em Laranjeiras do Sul

imagem-4920

Guarapuava – O PSDB realiza nesta sexta-feira, dia 24, em Laranjeiras do Sul um encontro regional, no Iguaçu Tênis Clube às 20 horas.
O prefeito de Curitiba Beto Richa e o presidente do “tucanato” estadual, Valdir Rossoni passaram por Guarapuava e foram recebidos por autoridades no aeroporto Tancredo Tomas de Faria.
O deputado federal Cezar Silvestri e o advogado Cesar Silvestri Filgho prestigiaram a breve estadia dos “tucanos” no aeroporto. Acompanhado por secretários municipais o dublê de deputado e radialista Fernando carli Filho (PSB) entrevistou Beto Richa para a 92 FM. Os vereadores João Napoleão (PSDB), Maria José Mandu Ribas (PSDB), Gilson Amaral (DEM), Fernando da Maçã (PP), Magrão (PSB) também estiveram no aeroporto. O líder da bancada tucana na Câmara, Nélio Gomes da Costa preferiu partiicpar do encontro regional em Laranjeiras do Sul.
Beto Richa será o palestrante do encontro com o tema Contrato de Gestão, projeto que foi implantado neste ano em Curitiba, a convite da Sociedade Rural.
Pelo contrato, os secretários municipais de Curitiba assinam nesta sexta-feira um contrato no qual se comprometem a cumprir metas objetivas para a administração da cidade nos próximos quatro anos. Os Contratos de Gestão, iniciativa pioneira em prefeituras do Brasil, formalizam um instrumento de acompanhamento e avaliação permanente dos objetivos fixados em nosso plano de governo. São um nova ferramenta para que os cidadãos possam avaliar o desempenho da administração pública.
O propósito é dar combate sem tréguas ao desperdício e à corrupção, perseguir obstinadamente a qualidade do gasto e renovar a motivação da equipe: é proibido acomodar-se com as conquistas já obtidas, sempre é possível avançar mais. É essencial buscar a excelência nos serviços prestados aos cidadãos, que pagam impostos e esperam a indispensável contrapartida do poder público.
“O processo de implantação dos contratos de gestão envolveu toda nossa equipe. Secretários, diretores, dirigentes de institutos, superintendentes e administradores regionais discutiram detalhadamente o tema nos últimos dois meses, fixando objetivos e marcos de acompanhamento para os 18 programas e 60 projetos estabelecidos no plano de governo”, disse o prefeito que faz questão de enfatizar que não é candidato ao goevrno do Paraná, mas que está discutindo umn plano de ação para o Estado.
Algumas metas foram estipuladas como reduzir em 25% o tempo médio de atendimento das demandas da população; reduzir o custeio da Prefeitura em, no mínimo, 10%, até dezembro de 2009; aumentar os índices de satisfação dos usuários com os serviços públicos; a implementação dos contratos de gestão aprofunda o exercício da democracia, assim como os preceitos da eficiência, da transparência, do controle social e da participação popular na administração da cidade, por meio de acordos claros e transparentes, que podem ser acompanhados por qualquer cidadão, a qualquer momento, por meio do portal da Prefeitura de Curitiba.
Os gestores municipais terão que prestar contas periódicas de suas atividades, com informações detalhadas de suas ações. Nesse sentido, iniciaremos em abril um abrangente programa de capacitação gerencial de todo o quadro de dirigentes, qualificando-os para atuar na conquista das metas fixadas no plano de governo. Também no próximo mês será realizado o primeiro ciclo de avaliação dos contratos de gestão, a fim de monitorar as ações iniciais.
“Tenho absoluta convicção de que os contratos de gestão representarão conquista fundamental nas relações entre o município e os cidadãos, dando novo impulso ao nosso programa de obras e políticas públicas e garantindo novos avanços nos indicadores de desenvolvimento humano de Curitiba”, afirmou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.