Bibliotecas da Unicentro indicam livros do acervo no Instagram

A iniciativa das bibliotecas pretende incentivar a leitura e aproximar os leitores com resenhas literárias na rede social

Bibliotecas da Unicentro indicam livros do acervo no Instagram (Foto: Reprodução/Pixabay)

As bibliotecas da Unicentro recentemente começaram a postar resenhas literárias no Instagram. Desse modo, indicando livros do acervo e fazendo com que mais pessoas se interessem pelo mundo da leitura.

Conforme o diretor-geral da Rede de Bibliotecas da Unicentro, Fabiano Jucá, a ideia vem na esteira do pensamento de que, justamente, nós precisamos ter mais contato e proximidade com a comunidade acadêmica. Isso porque agora ela está fisicamente distante. “Acho que é bem interessante este formato que permite que a gente se conecte mesmo estando longe”.

Além disso, seis estagiários da biblioteca da Unicentro estão envolvidos na produção de textos e fotos para as postagens. A primeira publicação foi da estagiária Jéssica Wu, que indicou o livro “Os ratos do novo mundo”, da autora Julia Zanelatto e contou um pouco do livro no post.

(…) Nessa narrativa de Julia Zanelatto, escritora brasileira oriunda de São Paulo, mergulhamos numa ficção científica que traz uma metáfora da sociedade contemporânea. A leitura é fluída e prazerosa, nos instigando a entender como a repressão intensa pode afetar seres pensantes. Siga os ratos e prepare-se para lutar pela sonhada liberdade!

INDICAÇÕES

Dessa maneira, as indicações literárias estão sendo postadas todas as segundas e quintas à noite. Outro objetivo do projeto é trabalhar com as obras literárias da lista cobrada no vestibular e na modalidade PAC da universidade.

Conforme Jéssica Wu, isso pode contribuir para a ampliação do público-alvo da série de resenhas. “Espero que essas indicações literárias façam com que a gente chame a atenção do nosso público-alvo, que são os estudantes da universidade, além dos candidatos que futuramente se tornarão nossos universitários, com o Vestibular e com o PAC”.

DIVULGAÇÃO

Do mesmo modo, a ideia da equipe da biblioteca é, também, auxiliar na divulgação do canal Trollendo no YouTube. O canal é um projeto de extensão coordenado pela professora Níncia Teixeira, que tem vídeos sobre as obras literárias. Além disso, dicas de redação e de língua portuguesa.

De acordo com o diretor Fabiano, com a série de postagens da Biblioteca da Unicentro, a equipe busca uma posição mais ativa nas redes sociais, com conteúdos informativos e interativos sendo disponibilizados para o público. “A ideia é não parar nisso, a gente vai tentar criar conteúdos que sejam interativos, sempre, é claro, dentro da proposta de temas que sejam acadêmicos e que sejam pertinentes a questões da ciência, da universidade, da Unicentro em si”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

PARALISAÇÃO

Volta às aulas mobiliza sindicato para greve também na Região

VAMOS ESTUDAR?

Unicentro abre inscrições para pós-graduação em Educação

NOVA CHANCE

Estudantes podem pedir reaplicação do Enem 2020

Comentários