Bibliotecas da Unicentro iniciam empréstimos de forma programada

Unicentro disponibilizou o e-mail e o whatsapp dos funcionários das bibliotecas para o empréstimo de livros, que segue as normas de prevenção à covid-19

Bibliotecas da Unicentro iniciam empréstimos de forma programada (Foto: Reprodução/Pixabay)

O acervo das bibliotecas da Unicentro, há mais de 40 dias, estava fechadinho, nas prateleiras de uma das três unidades, cada uma em um campus universitário. Isso por conta da suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia de coronavírus.

Agora, com a liberação de atividades não presenciais para os cursos de graduação presenciais pelos Conselhos de Administração (CAD) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), os empréstimos estão sendo retomados. Conforme o diretor geral da biblioteca, Fabiano Jucá, a ideia é que eles sejam feitos de forma programada para evitar a contaminação dos membros da comunidade universitária pela covid-19.

O procedimento para quem precisar de algum livro da biblioteca nesse período de suspensão de atividades presenciais é o seguinte. Temos nas bibliotecas Cedeteg, Santa Cruz e Irati três funcionários responsáveis por esse atendimento. Então, nós disponibilizamos o e-mail e o whatsapp de cada um desses funcionários. O procedimento, basicamente, é que o usuário interessado entre em contato conosco, para combinar um dia e horário para retirar esse material.

No Cedeteg, o funcionário responsável é o próprio Fabiano. Os contatos dele são o e-mail: fjuca@unicentro.br e o whatsapp 3629-8113. Já em Irati, a comunidade universitária deve entrar em contato com Elaine Souza. O e-mail é efsouza@unicentro.br e o whatsapp é 9 9804-6458. Já a biblioteca do Santa Cruz tem como responsável a agente universitária Andrea Wierdmann, que pode ser contatada pelo e-mail awiedermann@unicentro.br e pelo whatsapp 9 8414-6354.

Antes de fazer o contato, a recomendação é que os usuários das bibliotecas acessem o acervo da Unicentro pelo site da universidade. Além disso, que anotem a referência e a catalogação da obra. E ainda, que informem esses dados ao bibliotecário ao fazer o contato, seja por e-mail ou whatsapp. Além disso, remotamente, o funcionário combinará com o professor, aluno ou agente universitário a data para a entrega do livro no guichê de umas da bibliotecas.

Conforme Fabiano Jucá, nesse momento, as duas partes devem adotar procedimentos de segurança. “O atendente deve usar máscara e luvas e o usuário máscara. Tem que tomar bastante cuidado com isso e com o uso de álcool-gel, que tem que ter em cada biblioteca”.

Além disso, os funcionários das bibliotecas também recomendam que os usuários, usem luvas para a retirada do material. Além disso, que esperem três dias para usar o livro. Medidas que minimizariam a possibilidade de contaminação. Por fim, a devolução dos livros, ocorrerá somente depois da retomada das atividades presenciais.

“Independente do período que a gente retomar, quando tiver essa retomada das aulas presenciais teremos, pelo menos, duas semanas para devolução sem ônus aos usuários, sem multa”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NOTA OFICIAL

Servidores de Guarapuava receberam Auxílio Emergencial, diz TCE/PR

COVID-19

Procuradora do Trabalho recomenda paralisar obras de PCH

HOMENAGEM

Em Guarapuava, moradores do São Cristóvão recebem UBS diferenciada

Comentários