22/08/2023
Paraná Política Saúde Tecnologia

“Biopark é um dos projetos mais inovadores e ambiciosos do País”, diz Ratinho Júnior

Primeiro Parque Tecnológico privado do Brasil para o desenvolvimento científico e tecnológico das biociências opera a partir de 2023

GOVERNADOR ACOMPANHA O ANÚNCIO DO BIOPARK, EM TOLEDO E LIBERA R

Ratinho Júnior participou nesta sexta (9) em Toledo, do anúncio de instalação de complexo hospitalar e de saúde no Biopark (Foto: Arnaldo Alves/ANPr)

O Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências de Toledo, vai ganhar um Complexo Hospitalar e de Saúde. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior participou nesta sexta (9) do anúncio do empreendimento, que pertence ao grupo Sempre Vida. O empreendimento vai unir o atendimento na saúde ao desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Também foi firmado um acordo técnico-científico da Fundação Araucária com o Biopark. O acordo prevê a abertura de editais para a instalação de projetos científicos no espaço. Conforme informações da Agência Estadual de Notícias, o novo complexo começa a ser construído em 2020 e atende já em 2023. Para o governador, a iniciativa consolida o município como um grande polo da saúde e da inovação.

Toda obra, em especial da área da saúde, é bem-vinda. O Governo tem que ser colaborador e parceiro. Ter mais um investimento hospitalar que vai atender toda a Região é sempre muito importante.

Ele acrescentou que a Secretaria da Saúde busca descentralizar o atendimento, seja com hospitais públicos, filantrópicos ou privados. Com isso, as pessoas deixam de viajar muitos quilômetros para se tratar.

O Biopark é um dos projetos mais inovadores e ambiciosos do País. Conforme os empreendimentos fiquem prontos, mais investimentos de outros setores de tecnologia e inovação serão agregados, também qualificando muito a mão de obra.

“Biopark é um dos projetos mais inovadores e ambiciosos do País”, disse o governador Ratinho Júnior (Foto: Arnaldo Alves/ANPr)

COMPLEXO

O Complexo Hospitalar e de Saúde Sempre Vida será de alta complexidade e contará com diversas especialidades médicas. Vai servir também de centro de formação para profissionais de saúde e campo de fomento de pesquisa avançada. De acordo com Luiz Donaduzzi, idealizador do Biopark, o complexo hospitalar vai se integrar com as instituições instaladas no local.

Queremos manter nossos cérebros aqui na Região, qualificando profissionais que trabalhem com a saúde 4.0. E com isso, atender demandas crescentes da área, com pesquisas sobre doenças sociais, como obesidade e diabetes, por exemplo.

Serão 164 leitos, incluindo UTI adulto e neopediatria, cuidados paliativos e atendimento a queimados. Além disso, haverá oito salas de cirurgias, um centro de diagnóstico por imagem completo e de tecnologia avançada, e laboratório e consultórios médicos. Contará também com amplo centro de promoção de qualidade de vida e prevenção de doenças. Cerca de 400 colaboradores atuarão no local já no primeiro ano de funcionamento.

“A nossa expectativa é poder contar com apoio do Governo do Estado para as necessidades de implantação do hospital, que traz muitas exigências regulatórias”, afirmou a diretora do grupo Sempre Vida, Ana Carolina Seyboth. “Teremos um relacionamento estreito com o poder público, contribuindo inclusive com a formação e residência de novos profissionais da saúde”, disse.

O BIOPARK

O Biopark de Toledo é o primeiro Parque Tecnológico privado do Brasil. Será voltado para o desenvolvimento científico e tecnológico das biociências no modelo on demand side. Ou seja: desenvolvendo projetos de acordo com a demanda da sociedade. Construído com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Biopark fica em uma área de 5 milhões de metros quadrados. Além disso, conta em um mesmo espaço, com cinco instituições de ensino superior.

Assim, estão instaladas no complexo: a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto Federal de Educação, a Universidade de Laval, de Quebec (Canadá), e a Uniprati, universidade corporativa da empresa Prati Donaduzzi que tem parceria com a Unioeste.

O Biopark tem o objetivo de promover um ecossistema de inovação, com o potencial científico das instituições de ensino e a pesquisa com demandas empresariais. Em especial, de empresas ligadas à tecnologia, saúde e sustentabilidade.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.