Bispo celebra primeira missa em Igreja do Boqueirão em Guarapuava

Bispo diocesano Dom Amilton vai à Capela de Nossa Senhora das Graças, na Vila Operária, para abençoar o altar e o ambão

Bispo celebra primeira missa em Igreja de periferia em Guarapuava (Foto: Divulgação)

*Reportagem com vídeo

A velha igrejinha de pré-moldado localizada num barranco às margens da PR-170 ganhou estrutura nova. A partir da dedicação voluntária dos fiéis a capela em honra à Nossa Senhora das Graças foi ampliada e reformada. Entretanto, a benção do altar e do ambão nesse domingo (19) teve uma solenidade especial. A primeira missa celebrada pelo bispo Dom Amilton Manoel da Silva, após a posse na Diocese de Guarapuava, no sábado (18), foi celebrada nessa igreja.

A igrejinha de madeira (Foto: Divulgação)

De acordo com o casal Elidiane e Paulo Lima, a Igreja que fica na Vila Operária, no bairro Boqueirão, pertence à Paróquia Divino Espírito Santo.  “As pessoas têm a igreja como referência para encontros da Melhor Idade e para as missas aos domingos às 10h30”.

A nova igreja (Foto: Divulgação)

A vila congrega cerca de 200 famílias e a igreja reúne uma média de 80 a 100 pessoas nas celebrações. Conforme Paulo Lima, com a estrutura antiga, a maioria ficava fora da Igreja por falta de espaço.

A UNIÃO

Conforme o líder comunitário, foi a união dessas pessoas que possibilitou a reforma. “Eu e a Lidiane demos a ideia e muitos voluntários se somaram a nós. A capela foi ampliada, construída uma capela para o Santíssimo Sacramento. Houve também a troca do forro e do piso, pinturas internas e externas e a construção de uma torre para ser colocada a padroeira da comunidade Nossa Senhora das Graças”.

Lidiane, Dom Amilton e Paulo Lima (Foto: Divulgação)

De acordo com o líder comunitário, tudo isso foi o resultado de um trabalho feito pelas mãos de dezenas de pessoas que colocaram seus dons a serviço da Comunidade. “Para alcançarmos essa conquista encontramos muitos corações generosos. Também tudo aconteceu com o grande incentivo do Pároco Padre Luciano Romero da Silva”.

A PRESENÇA DO BISPO

Rito do altar (Foto: Divulgação)

“Estou em estado de graça”. Essa frase dita por Paulo Lima expressa a emoção dos momentos de entrega da capela à comunidade. Porém, esse sentimento é ainda maior com as bençãos do bispo Dom Amilton Manoel da Silva que escolhe “Nossa Senhora das Graças” para celebrar a primeira missa como bispo diocesano.

Artista plástico, cantor, compositor e violonista, Dom Amilton surpreendeu os fiéis ao tocar e cantar uma das músicas que é autor (veja o vídeo abaixo). Assim, após a celebração, ele escreveu a impressão que teve da comunidade, postando uma mensagem no Facebook.

Dom Amilton toca e canta música composta por ele (Foto: Divulgação)

Minha primeira atividade depois de tomar posse como Bispo de Guarapuava, foi celebrar, nesta manhã na “capela do barranco” (porque fica sobre um grande barranco à beira da rodovia), comunidade Nossa Senhora das Graças (Paróquia Divino Espírito Santo – padres Stigmatinos). Benção do altar e do ambão. Liturgia bem preparada, simplicidade e muita fé. Foi um mimo de Nossa Senhora me proporcionar este momento. Ao final, o Sr. Paulo [Lima] agradeceu às dezenas de voluntários que em 100 dias se dedicaram a colocar tijolos, pintar, lavar. Tudo para a beleza do pequeno templo dedicado à Maria. Parabenizo a comunidade e aos padres Luciano e Cleber pelo incentivo. Isto é ser Igreja de Cristo.

ASSISTA O VÍDEO

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

PRIMEIRA SEMANA

Sol marca primeira semana de agosto em Guarapuava

PRESENTÃO

'Compre do Produtor' traz 4 kits para presentear os pais neste domingo (9)

NOVAS DETERMINAÇÕES

Decreto autoriza retorno de faculdades particulares em Guarapuava

Comentários