22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava Região

Bituruna e Guarapuava têm projetos finalistas do Prêmio Sebrae

Bituruna se destacou com o projeto 'Força das Araucárias' na categoria de sustentabilidade. Já Guarapuava sobressaiu com o 'Crer&Ser'

Bituruna e Guarapuava são finalistas no prêmio do Sebrae (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Bituruna e Guarapuava se destacaram entre os municípios do Paraná, com projetos finalistas no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Com projetos nas categorias de sustentabilidade e educação, respectivamente, as duas prefeituras concorrem ao prêmio, que terá o resultado nesta quinta (18), em Curitiba. Ao todo, são 30 iniciativas de boas práticas de gestões públicas municipais, de 27 administrações paranaenses que fazem parte da etapa estadual da 12ª edição da premiação.

A prefeitura biturunense chegou à final com um projeto focado na agricultura, se sobressaindo na categoria sustentabilidade e meio ambiente. A estreia do município na premiação ocorreu com a iniciativa ‘Força das Araucárias’, que envolve uma nova tecnologia de enxerto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) possibilitando que as araucárias comecem a frutificar com menos tempo. Assim, elas produzem o pinhão antes e também não precisam atingir uma determinada altura que antes a espécie precisaria atingir. A semente do pinhão é produzida em cerca de sete anos.

A partir disso, a prefeitura selecionou 100 famílias para receberem a ajuda de um técnico que vai na propriedade e ajuda a fazer o enxerto. Já ocorreu o plantio de 100 hectares de pinheiros araucária. De acordo com o assessor da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Bituruna, Johnatas Gomes de Oliveira, a administração acompanha as famílias. “Todos os meses, essas famílias recebem um auxílio mensal para poder cuidar das araucárias do projeto. Além disso, mensalmente, o técnico faz o acompanhamento das famílias para saber como está desenvolvimento do trabalho”.

O projeto proporciona emprego e renda para os produtores, respeitando o meio ambiente. A Maria é participante do projeto e tem um pinheiro de dois anos. Para ver como o projeto tem ajudado os produtores, veja o vídeo abaixo.

GUARAPUAVA

Já Guarapuava se destacou na categoria de ‘Empreededorismo na Escola’ com o programa “Crer&Ser”, da Secretaria Municipal de Educação. Conforme o prefeito, Celso Góes, o município oferece a formação de um perfil empreendedor e do estímulo à inovação. Dividido em dois eixos, o EducaUP e o InovaKids, o projeto fornece capacitação e mentorias especializadas para o desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras.

Me sinto muito feliz em ver que nossos projetos na área da educação estão nas disputas em níveis estadual e federal. Mas o que me deixa mais feliz mesmo, é saber que programas como o Crer&Ser fazem total diferença na vida e no futuro das pessoas, sobretudo, das novas gerações.

O programa “Crer&Ser” contempla diversos projetos da Secretaria de Educação. Entre eles, está o Jovens Empreendedores Primeiros Passos em parceria com o Sebrae. Todas as escolas municipais aplicaram uma metodologia de educação empreendedora, atingindo cerca de oito mil alunos da rede municipal.

PRÊMIO

A premiação reconhece iniciativas que contribuem para a criação ou aprimoramento de um ambiente de negócios favorável para a consolidação e crescimento das micro e pequenas empresas. Uma comissão julgadora, composta por 22 representantes do Sebrae e do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (Fopeme), avaliou os projetos

Os programas concorrentes estão separados em 10 categorias diferentes, são elas: Cidade Empreendedora, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Empreendedorismo Rural, bem como Governança Territorial. Além de Inclusão Produtiva, Sala do Empreendedor, Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, Sustentabilidade e Meio Ambiente, e Turismo e Identidade Rural. Os 10 vencedores da etapa estadual vão competir em nível nacional em junho, em Brasília.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.