22/08/2023
Esportes

Bodes do Asfalto estarão domingo em Guarapuava

imagem-18236

 
Moto Clube é formado por maçons
 
Será neste domingo (11), que um grupo motociclistas do Bodes do Asfalto passará por Guarapuava. O comboio sairá de Curitiba amanhã (sábado), pernoita em União da Vitória, e será recepcionado por guarapuavanos, que fazem parte do Moto Clube, no trevo do vizinho município de Pinhão. “Iremos recepcioná-los no trevo de Pinhão e acompanhando-os até a Loja Maçônica Acácia do 3º Planalto, a rua XV de Novembro, onde será servido o almoço”, conta o professor Silvano Simões Rocha, que integra o grupo há 3 anos.
Fará parte da programação de passeios em Guarapuava, visitar as colônias de Entre Rios e os principais pontos turísticos da cidade, como o Parque das Araucárias, Parque do Lago, Portal Maçônico. “O guarapuavano poderá ver nas ruas da cidade motos grandes, vestimentas diferente. O comboio deve reunir umas 100 pessoas. E em cada cidade que passam o número de motociclistas vai aumentando”, conta.
No final da tarde o grupo seguirá para Laranjeiras do Sul. Pato Branco é a próxima cidade na rota de passeios do Bodes do Asfalto. Em seguida, Francisco Beltrão e Cascavel.
O passeio faz parte do 2º Abraçando o Paraná, que tem o objetivo de visitar as principais cidades do Paraná. “É uma confraternização entre amigos. Sem pressa, os motociclistas maçons vão passeando pelas cidades e por onde passam são recepcionados por motociclistas membros. Quase todos trazem na garupa a sua esposa”, explica Rocha.
O Moto Clube Bodes do Asfalto, formado por empresários e profissionais liberais maçons, foi idealizado por Edson Fernando Sobrinho em agosto de 2003. Sua sede nacional é na cidade Feira de Santana, na Bahia. O Moto Clube tem representações em diversas cidades do Brasil e no exterior. Hoje são 4 mil integrantes em 810 cidades de 26 estados brasileiros. Está presente em sete países: Brasil, Chile, Paraguai, Guiana Francesa, EUA, Japão e Bélgica.
A idéia do moto clube surgiu de conversas entre maçons integrantes da lista de discussão Atalaia, sendo inicialmente planejado para apoiar os Maçons Motociclistas, os quais, quando em viagem, viessem a necessitar de algum tipo de ajuda. “Aproximaria, através da fraternidade, os irmãos motociclistas com os irmãos das cidades onde ele passaria”, observa professor Silvano Rocha. Segundo ele, preservam e exercem a trilogia "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" andando sobre duas rodas.
Na FOTO, motociclistas do Bodes do Asfalto na última visita em Guarapuava
 
Texto: Andréa A. Alves
Foto: arquivo pessoal

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.