22/08/2023
Economia

Caixa cria fila de espera para compra da casa própria

Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, a Caixa Econômica Federal fez uma espécie de "fila de espera" para atender a novos pedidos de empréstimo imobiliário que usam dinheiro da poupança, principal fonte de crédito do setor e que vem sofrendo saques neste ano.

O banco nega que tenha suspendido a concessão, mas admite que fez ajustes nas cotas de recursos e nas taxas dos empréstimos.

Cada agência ou regional tem uma cota de dinheiro para o crédito imobiliário. Aquelas que já emprestaram todos os recursos orientam os clientes a procurarem outra unidade ou a aguardarem até que o banco possa encaminhar o pedido.

Segundo gerentes da Caixa ouvidos pela reportagem do jornal, a "fila de espera" dura cerca de um mês e não há previsão para a liberação de novos recursos.

Até fevereiro deste ano, o banco trabalhava com um sistema on-line que permitia aos correspondentes pré-aprovarem os financiamentos. Desde março, todos os financiamentos passaram a ser analisados caso a caso, alguns ficando à espera de recursos.

Os gerentes consultados pelo jornal disseram também que financiamentos com valor acima de R$ 400 mil são inviáveis.

De janeiro a março, a Caixa perdeu R$ 7 bilhões em depósitos (30% do total das poupanças no país).

Por lei, os bancos têm obrigação de aplicar 65% do dinheiro da poupança no setor imobiliário.

Leia mais em: http://zip.net/bwrfcw

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.