Câmara de Guarapuava comemora hoje 161 anos do Legislativo

Acontece hoje (09) a partir das 17h00 no plenário da Câmara Municipal um evento de comemoração ao aniversário de 161 anos do Legislativo no Município. A solenidade contará com a presença de lideranças, ex-vereadores e da população.

Durante a solenidade haverá ato ecumênico, seguido de mini-documentário e explanação dos atuais legisladores. Além disso, no mural ocorre exposição com fotos e informações das legislaturas anteriores.

A história

A Câmara Municipal instalou-se em 1853, sob a presidência do Major Manuel Marcondes de Sá, Antonio de Sá Camargo, Francisco Ferreira da Rocha Loures e Joaquim José de Lacerda, além da suplência de Pedro de Siqueira Cortes, Hermenegildo Alves de Araújo e Francisco José dos Santos.

As primeiras reuniões eram realizadas na sala dos fundos da igreja Matriz e, com o passar do tempo, ocorriam na residência dos representantes citados. Em 28 de junho de 1876 foi efetivado a primeira sessão no local destinado ao órgão público. No edifício, localizado na rua XV de novembro, abrigava a delegacia e, na parte superior, Câmara e Prefeitura.

 Na gestão do prefeito Candido Pacheco, o prédio foi vendido e, deste modo, as reuniões legislativas foram transferidas para o edifício Nossa Senhora de Belém, onde permaneceram por 23 anos.  Até que em 21 de junho de 2000, a sede própria foi inaugurada pelo então presidente Valtair Siqueira Albertti.

 

Com Assessoria

Relacionadas

DESAFIOS

Desafios do EaD: como está sendo a adaptação do ensino a distância

MUITO AMOR

Mãe de quíntuplos se sente completa com a maternidade

DIA DAS MÃES

Ela já sentiu as dores e amores de ser mãe. Um relato pessoal de Miriam

Comentários