22/08/2023
Em Alta Guarapuava Política

Câmara de Guarapuava convoca reunião para tratar caso ‘Kenny do Cartório’

Presidente Pedro Moraes reúne Mesa Executiva na segunda (26); encaminhamento do caso ao Conselho de Ética é esperado pela sociedade

Câmara de Guarapuava (Foto: DirCom)

O presidente da Câmara de Guarapuava, Pedro Moraes (MDB) anunciou que convocará uma reunião da Mesa Executiva na próxima segunda (26). A pauta vai trata sobre o caso envolvendo o vereador ‘Kenny do Cartório’. Ele foi condenado a sete anos e cinco meses de prisão em regime semiaberto, por homicídio culposo no trânsito.

De acordo com nota pública, a Casa afirmou estar acompanhando com atenção os desdobramentos do caso. Disse também que a situação do parlamentar vai passar por avaliação interna, respeitando os princípios constitucionais que regem a administração pública. Refere-se à legalidade, o devido processo legal e a responsabilidade institucional.

Esta Casa Legislativa reafirma seu respeito às decisões do Poder Judiciário, bem como ao princípio constitucional do devido processo legal, que orienta toda e qualquer atuação institucional.

A condenação mobilizou a opinião pública e elevou a pressão sobre a Câmara. De acordo com centenas de comentários que circulam em redes sociais há um clamor popular. A sociedade pede que a Casa de Leis se manifeste de forma mais enfática. Kenny também já possui outra sentença por disparo de arma de fogo e lesões corporais. Por ser reincidente, o vereador corre o risco de ter as penas unificadas e cumprir pena em regime fechado. Isso pode ocorrer quando as duas condenações tiverem trânsito julgado.

A expectativa agora recai sobre o possível encaminhamento do caso ao Conselho de Ética. Conforme a legislação, trata-se de etapa necessária para que o plenário da Câmara possa avaliar a manutenção ou a cassação do mandato. Como o presidente Pedro Moraes pertence ao mesmo partido de Kenny Rogers (MDB), há atenção redobrada por parte da sociedade quanto à isenção institucional da condução do processo.

A Câmara reforçou, por fim, o compromisso com a transparência e o fortalecimento da democracia, e indicou que novas informações poderão ser divulgadas após a reunião da próxima semana.

Leia outras informações no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.