22/08/2023
Política

Câmara de Prudentópolis inicia hoje votação de aumento de vereadores

imagem-30434

A Câmara de Vereadores de Prudentópolis inicia hoje, segunda-feira (19), a votação do projeto que aumenta o número de vereadores para o próximo exercício. Na última sexta-feira (16), a Câmara realizou uma audiência pública, com o objetivo de discutir o projeto com a comunidade. “Mas houve pouca representatividade no evento”, diz o presidente do Legislativo, vereador Canderói Mainardes Filhos.

De acordo com Canderói, 63 pessoas compareceram à audiência, entre estudantes, professores e representantes da comunidade. “Nós queríamos mais representatividade. Nossa intenção era ouvir e também explicar à comunidade a importância de ter maior representatividade no próximo exercício. Também discutimos com os presentes a importância de, além de quantidade, termos qualidade no Legislativo. Não é o número de vereadores que irá interferir no dia-a-dia da população, mas sim a qualidade dos vereadores”, destaca o presidente.

Canderói lamentou ainda a ausência de mais vereadores e de representantes dos partidos políticos nas discussões. “Nós estamos sentindo que, normalmente, quem mais reclama e o primeiro a faltar. Dos 10 vereadores que compõem o Legislativo atualmente cinco compareceram, sendo que apenas três permaneceram até o final das discussões. Os partidos políticos, que deveriam ser os grandes interessados, também não participaram como estávamos esperando. Tivemos representantes do PT, do PTB e do PHS. Os outros partidos não enviaram seus representantes”, diz Canderói.

Mudar de opinião

O presidente da Câmara de Vereadores de Prudentópolis, que se manifestou favorável ao aumento no número de vereadores a partir de 2013, diz que prefere ampliar a discussão. “Eu era favorável até sexta-feira, mas agora estou repensando isso. Se a definição tivesse que sair hoje, meu voto seria contrário. Lamento a falta de interesse em assuntos como este, que podem interferir diretamente no desenvolvimento de um município. Gostaria de ampliar essa discussão com a comunidade, com os vereadores e também com os partidos políticos. Precisamos de mais representantes, mas representantes que efetivamente defendam os reais interesses da sua comunidade”, diz Canderói.

Participação
Os vereadores que participaram da audiência pública em Prudentópolis foram; Canderói Mainardes Filho, Cesar Schirlo, Jose Petez, Luciano Antonio e Osmar Pereira. Porém, os vereadores Cesar e Jose não permaneceram ate o final da audiência. Já os vereadores que não compareceram foram Joao Carlos Krik (suplente), Clemente Luczyk, Deonisio Costa Rosa, Bores Beló e Joao Michalinchen Neto.

Votação

Hoje, segunda-feira (19), entra em votação, com relação à Constitucionalidade e Legalidade, de um Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal, a qual vai incluir o Parágrafo 2º. no Inciso VI, do Artigo 13 da referida legislação. São duas votações, em primeiro e segundo turnos, necessitando obter aprovação de dois terços dos vereadores componentes da câmara. “Como há um prazo de 10 dias para que ele entre novamente, nós estamos aguardando uma consulta feita à Justiça Eleitoral sobre a necessidade de este projeto ser votado até o dia 5 de outubro. Se não houver essa obrigatoriedade, nós vamos ampliar a discussão com a comunidade. Agora, se ele tiver que entrar em votação antes de 5 de outubro, respeitando o período eleitoral, nós o colocaremos em votação. Hoje há uma grande tendência na aprovação, porém eu defendo uma maior discussão com toda a população”, conclui Canderói.

 

Fotos: Elio Kohut

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo