A Câmara Municipal de Vereadores em Guarapuava aprovou a implantação de uma Comissão de Assuntos Relevantes. A decisão foi tomada na sessão dessa segunda (27), a partir de pronunciamento da vereadora Professora Terezinha (PT). O ‘pano de fundo’ é a revitalização da estrada do distrito de Guairacá.
Criada há mais de 20 anos, no programa estadual ‘Caminhos da Educação’, a estrada encontra-se intransitável. Além de estreita e cheia de curvas, a pavimentação está deteriorada. Entretanto, esse é apenas um dos problemas que atinge a localidade. Sede de um dos principais pontos turísticos de Guarapuava, o Salto São Francisco, o apelo para atrair turistas é grande.
No entanto, com as atuais condições, o resultado é negativo. “Temos turistas que vêm aqui e que juram nunca mais voltar. Eles quebram o carro, furam o pneu. Isso é muito ruim para a imagem de Guarapuava”. Além das precárias condições do acesso, as reclamações de outras carências já se tornaram um mantra. “Falta médico no posto; não temos saneamento; o mato tomou conta do acostamento”.
PROBLEMAS
Esses e outros problemas já foram levantados em audiência pública no dia 15 de fevereiro. Uma nova manifestação ocorreu ontem (27), no começo da estrada, em Guarapuava. Agora, cabe à Comissão encampar esse tema.
Conforme a Professora Terezinha, o Governo do Estado alocou R$ 90 milhões no Orçamento para a revitalização da estrada. “Vamos até o secretário de Infraestrutura e Logística cobrar a liberação desse recurso”. Nessa segunda (27), o governador Ratinho Junior nomeou Sandro Alex como titular da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
De acordo com a vereadora, compõem a Comissão, além dela, as vereadoras Cris Wainer e Professora Bia. Os vereadores que integram a Comissão são: Marcio Carneiro e Paulo Lima. Além dos colaboradores Joel Barbosa e Wilson Anciuti. Conforme o presidente da Mesa, Pedro Moraes ele vai encaminhar a publicação ao Diário Oficial do Município.
Leia outras notícias no Portal RSN.