22/08/2023
Guarapuava Política

Câmara vota hoje o Dia do Demolay em Guarapuava

Demolay é uma Ordem paramaçônica composta por jovens entre 12 e 21 anos e existe em Guarapuava desde 1988 com o capítulo Eugenio Mancuello

DeMolay

 

DeMolay – Jovens de Guarapuava (Foto: Divulgação)

A Câmara de Vereadores de Guarapuava vota na sessão desta terça (21) um projeto de lei que institui o Dia do DeMolay, 18 de março. Composto por jovens entre 12 e 21 anos, a Ordem paramaçônica existe em Guarapuava desde 1998 com o Capítulo Eugênio Mancuello nº 364. De acordo com o Capítulo, o objetivo é ensinar e praticar as virtudes que levam a uma vida pura, reta, patriótica e reverente, como a melhor preparação para a maioridade da qual se aproximam.

“Nós procuramos, sinceramente, ser melhores filhos, melhores irmãos e melhores amigos, para que, ao chegarmos aos anos da maioridade, possamos ser melhores homens”. Os jovens DeMolays, conforme a Ordem, são instruídos a serem cidadãos de bem. Por isso a Ordem é pautada em sete princípios básicos. São eles: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

Eles também atuam em projetos sociais, como por exemplo, na preparação da Festa do Soquete; o Projeto Luta Pelo Básico, que doou cerca de cinco toneladas de alimentos para instituições sociais. Assim como a doação de 10 cadeiras de rodas e 15 cadeiras de banho para o Projeto Órteses e Próteses, da Unicentro.

A ESCOLHA DO DIA

O Dia do DeMolay já é Lei Federal (12.208/2012). A data, 18 de março, remete ao dia da morte de Jacques DeMolay, francês, herói e mártir, dá nome à Ordem. DeMolay foi o último Grão-Mestre dos Cavaleiros da Ordem do Templo. Morto por uma conspiração entre o Papa Clemente V e o Rei Felipe IV, da França, se tornou mártir.

Isso por conta da fidelidade para com a Ordem e companheiros, sofrendo sete anos de tortura e não entregando identidades, segredos e tesouros possuídos pela Ordem. Assim sendo, a Ordem DeMolay é encarada como uma escola de líderes. Em Guarapuava, o projeto de lei é de autoria do vereador Nego Silvio (Podemos).

O COMEÇO

A Ordem DeMolay é uma organização internacional, fundada em 1919. A intenção era cumprir com a função de pai para os meninos que perderam os deles na Primeira Guerra Mundial. Ela se destina a jovens, com idade entre 12 e 21 anos e está presente em todo o mundo.

De acordo com a história a chegada da Ordem DeMolay no Brasil ocorreu em agosto de 1980, com a instalação do Capítulo Rio de Janeiro nº 001, primeiro da América do Sul. Trazida pelo então Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, Alberto Mansur, a Ordem DeMolay expandiu fronteiras e, em pouco tempo, se espalhou pelas principais cidades do país.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo